Seu browser não suporta JavaScript!

19/08/2012 | Ascom Otavio Leite

Moradores se queixam da falta de banheiros e infraestrutura no Parque do Flamengo

Na manhã deste domingo, o candidato pelo PSDB à prefeitura, Otavio Leite, fez corpo a corpo no Parque do Flamengo. Cerca de 50 pessoas, entre militantes e candidatos a vereador, acompanharam Leite e, no caminho, outros eleitores aderiram à caminhada. O candidato tucano ouviu muitas reivindicações no trajeto, e uma das mais repetidas queixas dos frequentadores do local é a falta de banheiros públicos.

A moradora do Catete, Iracema Melo, 48 anos, pediu ao candidato, que se eleito, melhore a infraestrutura do Parque do Flamengo. Para ela, a falta de banheiros e a sujeira no local são pontos a melhorar. Ela pediu também que o candidato faça o Reveillon na Praia do Flamengo, para que os moradores da região e dos bairros vizinhos também tenham esta opção nas festas de fim de ano: ”Precisamos ter uma festa de Ano Novo aqui, para os moradores do Flamengo, Glória, Catete e toda esta área”, pediu. Ela ainda chamou a atenção para muitos moradores de rua e usuários de crack que afastam as famílias, crianças e idosos do lazer, e completou: “A limpeza urbana aqui é só um disfarce, fazem mais nos locais onde têm turistas, mas o Rio está abandonado neste aspecto”, finalizou.

De acordo com Diana Maria Rodrigues Barroso, de 55 anos, moradora do bairro da Glória e que treina com uma equipe de corrida na Praça Paris,”participamos de uma equipe de corrida e a Praça Paris, onde treinamos, precisa estar equipada com banheiros, não só para nós, mas para o uso da população toda dos bairros vizinhos”, informou. Segundo a moradora do Flamengo, Yeda Moreira, de 70 anos, que declarou o voto ao candidato: “Otavio é um político com uma longa carreira, que sempre trabalhou por muitas causas importantes. Só peço a ele que olhe pelo Largo do Machado, que está cheio de viciados em crack que assustam os frequentadores. Além disso, os meninos que vendem frutas lá, e são de bem e trabalhadores, por mais de uma vez perderam suas mercadorias para a prefeitura. Isso não é justo, pois eles estão ganhando a vida honestamente”, enfatizou.

Para o morador da Lapa, Adão Silva de Souza, 68 anos, que freqüenta os campos de futebol do Parque, as melhorias precisam vir logo: “Nos prometeram que o campo um ia ficar pronto, e até agora nada. O campo cinco é outro que precisa de manutenção urgente. Somos usuários daqui, cidadãs que pagam impostos e queremos ver o resultado na prática”, disse. A moradora da Praça São Salvador, em Laranjeiras, Terezinha Silva, de 66 anos, se queixou do barulho e da bagunça na Praça: “Os moradores, de quarta a domingo, não têm mais direito de dormir. A noite toda ficam pessoas bebendo e com som alto. E o pior é na parte da manhã, que a praça que deveria servir de espaço de lazer para as crianças e idosos, está cheia de sujeira, latas e garrafas, além de um cheiro insuportável de urina”, reclamou.

Para o candidato Otavio Leite, mudanças precisam ser feitas com urgência: “Nitidamente, o Parque do Flamengo está maltratado. Falta limpeza regular e mais espaços para as famílias desfrutarem do lazer e, em especial, faltam banheiros para a população”. E completou: “O fundamental é que a cidade precisa de mais espaços públicos de lazer gratuitos. Além disso, deveria haver uma unidade de saúde permanentemente de plantão dentro do Parque.”

Fotos: Marcelo de Mattos