Seu browser não suporta JavaScript!

04/01/2005 | Jornal Commercio

Nove suplentes assumiram vagas de deputados

A eleição de deputados estaduais para prefeitos e vice-prefeitos no pleito de outubro não provocou mudanças significativas na estrutura das bancadas da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). A governadora Rosinha Garotinha continua com maioria: dos seis parlamentares que tomaram posse ontem, dois pertencem ao PMDB. São eles: Cornélio Ribeiro, que assumiu no lugar de Rogério do Salão (PL), eleito prefeito de Queimados, e Renato de Jesus, que ocupará a vaga de Washington Reis (PMDB), atual prefeito de Duque de Caxias. Entre os três suplentes convocados pela Casa, dois integram o partido - Walney Rocha e Átila Nunes.

A deputada Alice Tamborindeguy (PSDB) foi a primeira a ser efetivada pela Alerj e assumiu a vaga que pertencia a Otavio Leite (PSDB), eleito vice-prefeito no Rio de Janeiro. A parlamentar já vinha exercendo o mandato como suplente no lugar de Délio Leal (PMDB), atual secretário de Estado de Justiça. Em seguida, o presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB), empossou Iranildo Campos (PP), que ocupará o lugar da prefeita eleita de Magé, Núbia Cozzolino (PMDB).

Jorge Guilherme Godinho Ferreira, o Sivuca (PSC), tomou posse no lugar de Aparecida Panisset (PFL), que tornou-se prefeita de São Gonçalo no pleito de outubro. Sivuca anunciou que a segurança continuará sendo o lema de seu mandato e prometeu trazer de volta o jargão ´bandido bom é bandido morto´. O suplente Doutor Ogando foi efetivado, ocupando a vaga do prefeito eleito de São João de Meriti, Uzias Mocotó (PMDB).

Com a efetivação de Renato de Jesus, Alice Tamborindeguy e Doutor Ogando, passam a fazer parte da Casa como suplentes os parlamentares Walney Rocha (PMDB), Átila Nunes (PMDB) e Beto da Reta (PSC). Eles foram convocados para assumir como suplentes nas vagas dos deputados Eider Dantas, Altineu Cortes e Marcos Figueiredo, licenciados para cargos nos executivos municipal e estadual.

Com a renúncia de Comte Bittencourt, que assumiu a vice-prefeitura de Niterói, seu suplente, José Bonifácio (PDT), foi convocado para assumir a vaga hoje. O mesmo acontece com o líder do Governo, Noel de Carvalho (PMDB), que assume a vaga do prefeito eleito de Guapimirim, Nelson do Posto (PMDB), que assumiu ontem a prefeitura. A vaga de suplente do peemedebista será preenchida por Adroaldo Peixoto (PSC).<