Seu browser não suporta JavaScript!

19/04/2011 | Agência Câmara

Oposição é contra uso do Fundo Soberano para lastrear compra de dólares

Às 18h43m

Durante o debate no plenário, deputados da oposição apresentaram destaque para retirar do texto principal da MP 513/10 a permissão para o governo emitir títulos com lastro no Fundo Soberano para o Banco Central comprar dólares no mercado, reduzindo a quantidade da moeda americana em circulação.

Na opinião do 1º vice-líder do PSDB, deputado Otavio Leite (RJ), o Fundo Soberano está sendo “desvirtuado” pela proposta. “Não faz o menor sentido o governo se endividar com a emissão de títulos e utilizar esses recursos para diminuir a quantidade de dólares no mercado, porque o Banco Central já faz isso. O governo devia estar preocupado em combater a inflação e não em se endividar”, declarou.

O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) também criticou esse item da MP. “Não podemos permitir a emissão de um título que aumenta a dívida pública para fazer caixa no Fundo Soberano. Não podemos deixar um lado descoberto para cobrir outro, não podemos fazer com que a dívida pública cresça de um lado para fazermos de conta que estamos poupando.”