Seu browser não suporta JavaScript!

20/09/2007 | Plenário da Câmara

Otavio congratula a SECOVI

O SR. OTAVIO LEITE (PSDB-RJ. Sem revisão do orador.) - Eminente Deputado Eduardo Sciarra, que preside esta sessão; prezado Pedro WTMhmann; meu amigo Presidente Orlando Diniz, a quem aplaudo e abraço pela reeleição - lá não estive por conta de reunião da CPI do Apagão Aéreo; Ministro Arnaldo Prieto; Moacyr Schukster, Presidente do SECOVI/RS; minhas senhoras e meus senhores, estou muito satisfeito por usar a palavra em nome da bancada do meu partido numa homenagem absolutamente justa. Afinal, se formos pensar numa dimensão mais ampla do que vem a ser a democracia, ela, para ser veraz, ter força e dimensão, pressupõe a existência de alguns elementos indispensáveis: partidos políticos e sindicatos sólidos; sociedade civil organizada.

Abro parêntese: confesso a todos que estou preocupado com o silêncio dos estudantes em relação aos últimos acontecimentos na Casa Alta do País, o Senado.

É fato que, para fortalecer a democracia, temos alguns bons exemplos de iniciativas da sociedade civil, representativa de segmentos importantes, espelhadas na ação do SECOVI/RJ.

Sr. Presidente Eduardo Sciarra, sou testemunha da importância dessa instituição, sempre presente na discussão sobre o aperfeiçoamento da qualidade de vida urbana. Os assentamentos populacionais, ao longo do processo histórico no País, em especial nas grandes cidades, fizeram com que se apresentasse cada vez mais necessária a importância da discussão daquele modus vivendi, vertical, horizontal, mas coletivo. A busca do aperfeiçoamento desse modus vivendi sempre foi a tônica e a ação direta do SECOVI.

Ao longo dos últimos tempos - que acompanho mais de perto -, o SECOVI tem ensejado aos condomínios e aos agrupamentos populacionais organizados do Rio de Janeiro uma série de possibilidades de fortalecimento e aperfeiçoamento da sua organização, oferecendo cursos, seminários, encontros, debates os mais diversos, trazendo novas tecnologias, procurando saber o que acontece no mercado para oferecer aos síndicos e aos profissionais do setor imobiliário alternativas capazes, como disse, de aperfeiçoar o sistema.

Neste momento em que a representação maior do povo brasileiro no Parlamento houve por bem aplaudir o SECOVI, nós o fazemos com a mais absoluta justiça, porque, de fato, é uma representação digna - afinal são 31 mil condomínios e 2.500 administradoras imobiliárias. Estamos falando de mais de 1 milhão de unidades imobiliárias que, de alguma maneira, estão entrelaçadas com o SECOVI.

O SECOVI, além de buscar essa estrutura de organização na gestão, trabalha com a qualificação dos profissionais. Enalteço, em especial, a preocupação com a qualificação daqueles que muitas vezes são esquecidos, mas são fundamentais no nosso dia-a-dia: os porteiros de prédios, de condomínios, de residências as mais diversas. Aliás, tenho admiração especial pelos porteiros. Esses profissionais precisam ter permanentemente atenção de todos nós, com curso profissionalizante, aperfeiçoamento profissional. O SECOVI sempre colabora para que eles tenham melhores condições de trabalho e avanço na carreira.

Sr. Presidente, associo-me à proposta de V.Exa. sobre alterações na legislação. Preocupa-me muito o processo legislativo, que, em muitas fases, intitulo de pré-histórico. Há uma proposta de V.Exa. sobre a reorganização do modelo de multas condominiais, necessário para que não se procedam injustiças. À luz do novo Código Civil há uma realidade complexa. É preciso ajustar esse mecanismo. Quando vamos conseguir votar essa proposta? Não sei, mas precisamos lutar por isso. É indispensável a unidade entre partidos para que a Presidência da Casa encaminhe a pauta de votação.

Com essas palavras, traduzo a expressão da bancada do PSDB, que aplaude a SECOVI, instituição importante para a democracia, porque presta serviços com muita dedicação, muito zelo e profissionalismo. Esse sindicato mostra que as pessoas têm de se associar, têm de se organizar, para que, cada vez mais, o País avance na superação dos mais diversos problemas seja no campo, seja na cidade, seja em habitações. Com a presença do SECOVI, temos um olhar atento para que essa diretriz de aperfeiçoamento sempre exista.

Em nome da bancada do PSDB e no meu próprio parabenizo e abraço a diretoria do SECOVI/RJ, na pessoa do Dr. Pedro WTMhmann.

Muito obrigado. (Palmas.)