Seu browser não suporta JavaScript!

25/06/2015 | Portal Câmara dos Deputados

Otavio Leite: 'de 181 emendas, eu aproveitei 52 emendas'

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 170.1.55.O
Data: 25/06/2015
Hora: 12h54 Fase: OD
Orador: OTAVIO LEITE

O Sr. Otavio Leite - Sr. Presidente Eduardo Cunha, eu queria me dirigir a todos os Líderes, a todos os Parlamentares, em especial, àqueles que compuseram a Comissão Mista que tratou de examinar a Medida Provisória nº 671, a MP do Futebol, a todos quantos Deputados e Deputadas que participaram, ao longo de 2 anos, dos debates em face desse tema complexo e difícil, sobre o qual todos os brasileiros têm plena aptidão de versar, do mais letrado ao menos informado, como se fosse um PhD, para dizer que, depois de muito ouvir inúmeras discussões, a Comissão Mista — diga-se de passagem, a Comissão Mista que mais reuniões e audiências públicas realizou — concluiu pela apresentação de um relatório.

Nesse relatório, Sr. Presidente, eu acho que nós batemos o recorde. De 181 emendas, eu aproveitei 52 emendas dos Srs. Deputados e Senadores. Concluí meu relatório numa perspectiva inovadora, reestruturante para o futebol brasileiro, paixão de todos nós que queremos que aqueles 7 a 1 sejam apenas uma página virada na nossa história.

Portanto, apresentei meu relatório para apreciar ontem. E ontem não pôde ser votado por conta da Ordem do Dia do Senado e da Câmara.

O Senador Sérgio Petecão, que preside os trabalhos, que promove a apresentação de opiniões, que oferece a palavra, que encerra a reunião, disse que hoje, às 9 horas, a matéria seria apreciada. Às 9 horas, eu estava ao lado do Senador Petecão, que quis abrir os trabalhos. Eu disse: Senador Petecão, aguarde mais um pouco, há vários outros Deputados. Ele tolerou um período a mais e depois iniciou os trabalhos.

Vários Deputados haviam apresentado destaques. Esses destaques, portanto, na ausência e do ponto de vista regimental, não foram apreciados. O relatório foi aprovado. Essa é a situação real, de fato, que aconteceu.

O que eu quero, Sr. Presidente, em respeito a todos os Deputados, independentemente de concordarem ou não com esse ou aquele meu ponto, com toda a sinceridade, é me colocar absolutamente à disposição. Esse é um tema pelo qual o País todo clama por alguma decisão. Nós temos a etapa do plenário desta Casa e a etapa do plenário do Senado.

Dia 17 caduca a matéria. Eu acho que é nossa responsabilidade e nosso dever oferecer ao País um diploma legal que reestruture o futebol brasileiro.

Portanto, eu quero me colocar absolutamente à disposição de todos os líderes e de V.Exa. É natural a apresentação de outros destaques, de emendas aglutinativas, do que for, mas nós não podemos fugir da nossa responsabilidade. E eu, como Relator, Sr. Presidente, gostaria de lhe trazer essa consideração, essa informação, e a todos os demais Deputados.

Muito obrigado, Sr. Presidente.