Seu browser não suporta JavaScript!

27/11/2012 | Portal do PSDB na Câmara

Otavio Leite cobra explicações de diretor da Anac sobre operação da PF

Por Alessandra Galvão

O deputado Otavio Leite apresentou nesta terça-feira (27) requerimento à Comissão de Turismo em que convida o diretor de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Rubens Carlos Vieira, para prestar esclarecimentos acerca dos fatos apurados na Operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal em São Paulo e Brasília. De acordo com o tucano, o depoimento é fundamental para a elucidação dos fatos. Conforme destacou o deputado, a investigação realizada pela PF constatou a existência de grupo criminoso atuando em diferentes órgãos e segmentos do governo federal.

“Seja para assegurar a tramitação diferenciada e mais célere a procedimentos de seu interesse, seja para interferir ilicitamente na elaboração de pareceres técnicos em favor de interesses não republicanos”, afirmou. A operação da PF prendeu seis pessoas e indiciou mais 12, acusadas de participação em um esquema de fraudes de pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos federais. Entre os presos na última sexta-feira (23) está Vieira. Ele é irmão de Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e de Marcelo Rodrigues Vieira, da Anac, também detidos.

Considerada a protagonista do esquema, a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, foi indiciada pela PF por corrupção ativa e passiva. Ela é acusada de tráfico de influências e de agir junto aos diretores da ANA e da Anac para favorecer empresas. Rosemary foi demitida do cargo, no final de semana após ser presa pela PF.

Foto: Alexssandro Loyola