Seu browser não suporta JavaScript!

26/11/2013 | Portal do PSDB na Câmara

Otavio Leite cobra fim da burocracia na concessão de vistos para estimular a vinda de estrangeiros

Otavio Leite cobra fim da burocracia na concessão de vistos para estimular a vinda de estrangeiros para o Brasil

Por Alessandra Galvão

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado discutiu nesta terça-feira (26) a flexibilização da concessão de vistos entre o Brasil e os Estados Unidos. A audiência pública foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Otavio Leite (RJ).

No debate, foram discutidos os aspectos de segurança pública e de Estado para a implantação do Programa de Isenção de Vistos dos Estados Unidos (Visa Waiver). Esse programa permite aos cidadãos de determinados países viajar àquele país, a turismo ou negócios, sem necessidade do visto de entrada, desde que a permanência seja igual ou inferior a 90 dias. Para obter tal isenção, os viajantes podem preencher o formulário online no site do governo.

O tucano afirmou que é preciso facilitar a concessão de vistos para estimular a vinda de estrangeiros para o Brasil. “O princípio da reciprocidade precisa ser respeitado. Se os Estados Unidos exigem visto, nós também temos que exigir. O que nós queremos é que sejam facilitados esses procedimentos, a burocracia é tão grande que inibe as pessoas de virem ao Brasil”, declarou.

Conforme destacou, 54 milhões de norte-americanos viajam todos os anos, mas apenas 1% com destino ao Brasil. “Um milhão e meio de brasileiros foram aos Estados Unidos em 2012 e apenas 500 mil americanos vieram pra cá. Há um déficit na nossa balança de pagamentos na conta turismo muito ruim”, disse. “O americano não vem para o Brasil porque é muito mais fácil ele ir para a Europa, para o Caribe e para outros países da América do Sul que não exigem visto”, completou.

Participaram da audiência o representante do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Sérgio França Danese; a representante do diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Jana Petaccia de Macedo; a diretora-executiva do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Flávia Matos; e o presidente da Brazilian Incoming Travel Organization (Bito), Salvador Saladino.

Foto: Alexandra Martins – Agência Câmara