Seu browser não suporta JavaScript!

05/05/2011 | Agência Câmara

Otavio Leite cobra informações sobre reforma do aeroporto do Galeão

Por Laize de Andrade

Requerimento do deputado Otavio Leite (RJ) pede ao ministro-chefe da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, esclarecimentos sobre os recursos destinados à reforma do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, localizado no Rio de Janeiro. A reforma está inserida no cronograma do Orçamento Geral da União (OGU) para 2011 e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto prevê a adequação e revitalização de dois terminais de passageiros, a recuperação das pistas de pouso e decolagem e a renovação do terminal de cargas. O tucano exige o detalhamento das respostas em planilhas de cronograma físico-financeiro, com a descrição de cada setor a ser reformado.

“O Aeroporto Internacional Tom Jobim, uns dos principais aeroportos do Brasil, necessita de uma intervenção urgente para atender à crescente demanda, e em especial para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016”, afirmou o deputado.

Recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) considera precária a situação dos aeroportos brasileiros. Nesse cenário de preocupação, a presidente Dilma Rousseff abandonou o discurso contra a privatização e anunciou que concederá à iniciativa privada os principais terminais do país.

Na opinião do tucano, o requerimento é um instrumento importante para a continuidade, fiscalização e controle da obra. E acrescentou: “Principalmente no tocante ao desenvolvimento de ações práticas voltadas para a melhoria do setor aéreo.”