Seu browser não suporta JavaScript!

26/06/2015 | Panrotas on line

Otavio Leite critica governo e clama por Visa Waiver

O deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ) criticou, em entrevista ao Portal PANROTAS, a ausência do Visa Waiver na pauta da presidente Dilma Rousseff na visita oficial aos Estados Unidos, na próxima semana. “É lamentável que o governo desperdice essa oportunidade real que temos em obter um acordo de flexibilização de vistos”, afirmou.

Ontem, o subsecretário-geral Político do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos, informou que a presidente Dilma e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverão anunciar, na próxima semana, um acordo sobre a participação do Brasil no programa Global Entry, que permite a entrada de viajantes frequentes em território americano sem passar pelas filas de imigração.

“O programa [Global Entry] é voltado para os executivos que viajam muito entre os dois países. Mas o que interessa de fato ao Brasil é facilitar a entrada de norte--americanos que viajam a lazer, por meio da obtenção do visto pela internet”, afirmou Otavio. “Obviamente, isto beneficiaria também os brasileiros que vão para os Estados Unidos”, completou.

Para Otavio, a entrada de 500 mil norte-americanos/ano no País – enquanto mais de um milhão de brasileiros desembarcam nos Estados Unidos – mostra a inércia do governo. “Infelizmente o governo do PT não reconhece o turismo com potencial econômico para o desenvolvimento do País. Prova disso é a ausência do ministro do Turismo, Henrique Alves, na comitiva da presidente”, disse. Em tempo: estarão presentes na viagem os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Fazenda, Joaquim Levy; da Educação, Renato Janine Ribeiro; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto; do Planejamento, Nelson Barbosa; das Comunicações, Ricardo Berzoini; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; da Agricultura, Kátia Abreu; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

“Quanto mais americanos aqui desembarcarem, contabilizaremos mais gastos e consumos internos, gerando empregos e renda para os brasileiros. Sem dúvida alguma, o Visa Waiver seria uma oportunidade clara de enfrentarmos a crise econômica”, concluiu.