Seu browser não suporta JavaScript!

30/03/2010 | Diário Tucano

Otavio Leite defende expansão da bolsa-internet pelo país

Por Djan Moreno

Relator da comissão especial que avalia projeto de regulamentação das lan houses, o deputado Otavio Leite (RJ) afirmou nesta terça-feira (30) que o exemplo do município sergipano de Estância com esses estabelecimentos precisa se espalhar pelo Brasil. O tucano participou hoje de audiência pública da comissão e conheceu o modelo adotado na cidade, onde os alunos da rede pública recebem a chamada "bolsa-internet", que dá direito a acesso durante seis horas por mês nas lan houses locais.

Centros de inclusão digital - “Esse é um exemplo que precisa ser seguido. Uma experiência de vanguarda e digna de ser espalhada pelos quatro cantos do Brasil”, afirmou. O parlamentar acredita que as lan houses precisam estar inseridas no contexto educacional, tronando-se centros de inclusão digital e social.

Durante a audiência, o prefeito de Estância, Ivan Leite (PSDB), afirmou que o modelo adotado tem obtido resultados positivos, inclusive na educação. O diretor regional do Senac-SE, Paulo Dias Filho, destacou a importância das lan houses no país e, em especial, na região Nordeste. De acordo com ele, 68% dos acessos à internet na região ocorrem nas lans.

Para Otavio Leite, é fundamental que o acesso se democratize no menor tempo possível, e as lan houses têm importante papel nesse sentido. “Temos que convergir para que o acesso ao conhecimento e à internet possa se concretizar o quanto antes. Essa reunião de hoje foi muito boa porque os convidados têm consciência disso. Com esse debate, damos um passo a frente na elaboração de um projeto que será muito útil para o Brasil”, destacou.

Participaram também da reunião o secretário-executivo do Comitê de Democratização da Informática de Sergipe, Rodrigo Barreto; o editor-chefe de conteúdos digitais do jornal "O Estado de S. Paulo", Pedro Doria; além do superintendente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (BA), Claudio Silva.