Seu browser não suporta JavaScript!

04/10/2012 | Jornal O Globo on line

Otavio Leite defende sua proposta de popularizar o golfe no Rio

RIO - Polêmica surgida durante o debate entre candidatos a prefeito do Rio na Rede Record, na última segunda-feira, a proposta do tucano Otavio Leite de popularizar o golfe no Rio de Janeiro e levar o campo da modalidade nas Olimpíadas do Rio para Guaratiba ganhou novos capítulos. Ironizado pelos adversários Rodrigo Maia (DEM) e Marcelo Freixo (PSOL) ainda durante o debate, por ter sugerido a popularização de um esporte de elite, o que também motivou piadas na internet, Leite reafirmou na quarta-feira sua intenção, e respondeu às críticas.

- Quando falei em "golfe popular", ficou meio que uma palavra infeliz, maldita, no sentido de amaldiçoada mesmo. O Rodrigo e o Freixo debocharam, mas eu mantenho minha ideia. Se for eleito, vou querer levar o golfe para um terreno público em Guaratiba. Depois das Olimpíadas, a prefeitura bancaria os custos para as pessoas usarem, isso estimularia a prática. Nunca entendi nada de golfe, mas nestes últimos dias conversei com muita gente, fui procurado, e estou convencido de que é o melhor a se fazer.

Sobre a determinação do Comitê Olímpico Internacional, em acordo com o Comitê Organizador e a prefeitura do Rio de que mudanças no projeto olímpico não poderão ser feitas após o corrente mês de outubro, Otavio Leite afirma que conversou com Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador, e lembrou que é possível abrir exceções.

- O Nuzman disse que, com a concordância da Federação Internacional (de golfe), é algo que pode ser resolvido.

Otavio Leite repisou o exemplo do Japeri Golfe Clube, projeto social que dá assistência a jovens e crianças do município da Baixada Fluminense e já formou competidores com sucesso profissional no Brasil e até fora do país. Ao contrário de sua proposta, porém, a escola de golfe de Japeri é mantida com patrocínio da iniciativa privada.

O tucano coletou depoimentos no meio do golfe para apoiar seu projeto. A presidente do Japeri Golfe Clube, Victoria White, declarou que o principal entrave para o crescimento do número de praticantes do esporte no Rio e no Brasil é a escassez de campos de golfe.

Estimulado pela repercussão do caso, Otavio Leite gravou um vídeo sobre o episódio.