Seu browser não suporta JavaScript!

25/11/2014 | PSDB na Câmara

Otavio Leite entra para galeria de ex-presidentes da Comissão de Segurança Pública

O deputado Otavio Leite (RJ) será homenageado nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) com a inclusão de sua foto na galeria de ex-presidentes do colegiado, presidido por ele no ano passado. A cerimônia será realizada às 14h, no Plenário 6. 


Sob o comando do tucano, o tema segurança pública ocupou lugar central no debate diário. Ao longo do ano, foram realizados vários debates, 25 audiências públicas e deliberados 88 projetos de lei. Destaque para o PL 5776/13, que trata da investigação criminal, tema de complexo debate entre instituições públicas; e para a regulamentação do uso dos veículos aéreos não tripulados (VANTs) e drones, assunto amplamente discutido pelos integrantes da comissão. Uma comitiva foi a campo e acompanhou de perto, em São Miguel do Iguaçu (PR), uma operação da Polícia Federal com esses veículos.

Na ocasião, Otavio Leite, autor de um projeto que estabelece regras para o licenciamento e a operação dos VANTs (PL 5942/13), lembrou que após anos de testes os veículos evoluíram e conseguem avistar objetos de uma altura quase igual aos aviões de carreira e alertou sobre a necessidade de integração entre as polícias. “O contrabando, o tráfico de drogas e armas podem ter um combate melhor utilizando o VANT, mas o VANT está lá em cima. Ao detectar o problema, é necessário que o sistema de segurança funcione imediatamente”, explicou.