Seu browser não suporta JavaScript!

23/09/2014 | Portal AIB News

Otavio Leite fala ao AIB NEWS

Otavio Leite é deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, tem 53 anos, sergipano de Aracaju, é afilhado de batismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Foi criado no Rio por seu avô – o senador Júlio Leite. É casado com a pedagoga Ângela Leite e tem dois filhos, Fernando e Otavio Filho. Professor universitário, especialista em Políticas Públicas pela UFRJ, estudou no Colégio Andrews de onde saiu para formar-se bacharel em Direito pela UERJ. Ainda na UERJ, presidiu o histórico Diretório Acadêmico Luiz Carpenter.

AIBNEWS: Porque o senhor esta se candidatando a reeleição de deputado federal? 

Candidato Otavio Leite: Para ajudar a mudar o Brasil e persistir lutando em prol das pessoas com deficiência, pelo empreendedorismo, pelo desenvolvimento da indústria do turismo e na defesa contínua dos interesses e direitos do Estado do Rio de Janeiro, como a proteção dos royalties do petróleo, entre outras bandeiras. Atuarei como defensor da região da Barra, Recreio e Jacarepaguá para que as áreas de transporte e meio ambiente, por exemplo, se transformem em legado dos Jogos Olímpicos de 2016. Há vários anos consecutivos sou considerado pela revista Veja e pelo DIAP um dos melhores parlamentares do Congresso Nacional. Tal distinção me anima a continuar na vida pública. Sou Ficha Limpa.

AIBNEWS: Quais suas propostas transformadas em lei em seu atual mandato? 

Candidato Otavio Leite: Atuei em várias frentes de trabalho com importantes conquistas. Sou o autor da emenda constitucional nº 75, a PEC da Música, que representa uma importante vitória da cultura nacional, pois acaba com os impostos sobre a música brasileira. Apresentei também um substitutivo baseado em Responsabilidade Fiscal do Esporte, amplamente aprovada pela sociedade civil e que busca a reestruturação do futebol brasileiro. Garanti a possibilidade do personal trainer ser enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI), ou seja, ser dono da sua própria empresa. Presidi também a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Segundo levantamento do jornal O Globo, sou o deputado fluminense com maior número de projetos de lei (68) apresentados na atual legislatura (2011-2015).

AIBNEWS: O senhor criou a lei dos 10% sobre o total da publicidade institucional para a Imprensa alternativa. Por que o acesso é tão dificultado? Será que falta alguma lei complementar ou seu empenho pessoal para que a lei seja cumprida? 

Candidato Otavio Leite: Existem a lei municipal nº 3.219/01, em vigor, e o projeto de lei federal nº 4961/09, em lenta tramitação nas comissões permanentes da Câmara Federal. Entretanto, como opção para superar essa dificuldade, garanto anualmente verba no Orçamento da União para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República apoiar os jornais fluminenses alternativos. Infelizmente, a infernal burocracia pública cria barreira mas não impede o acesso deles ao benefício.

AIBNEWS: Caso seja reeleito, quais suas principais propostas, em especial para o Rio de Janeiro? 

Candidato Otavio Leite: Defender o Estado do Rio de Janeiro no Congresso Nacional tem sido fonte de muito orgulho para mim. Quero prosseguir como parlamentar para continuar a luta em defesa de várias questões para a população fluminense. No quesito do Pré-sal, é preciso salvaguardar os recursos que nós recebemos dos royalties e da participação especial, sem os quais o Estado praticamente quebra, e seus 87 municípios, que também recebem esses repasses, sofrerão um golpe mortal em suas finanças. Vou permanecer na batalha pelas pessoas com deficiência do Estado e do País, que representam 23% da população e seguir incentivando o setor do turismo como um propulsor do desenvolvimento econômico. 

AIBNEWS: Suas considerações finais. 

Candidato Otavio Leite: Estou na vida pública pelo ideal da a construção de uma sociedade mais justa. Se eu for reeleito, eu quero empreender todos os meus esforços para que daqui há quatro anos o estado tenha uma população mais satisfeita e uma cidade cada vez mais maravilhosa.