Seu browser não suporta JavaScript!

02/02/2009 | Site Câmara dos Deputados

Otavio Leite faz balanço de dois anos de mandato

O SR. OTAVIO LEITE (Bloco/PSDB-RJ. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente Arlindo Chinaglia, tenho para mim que uma das características interessantes do Parlamento é o fato de ser o ambiente onde se dá o convívio dos contrários, que tem de ocorrer de forma civilizada. Isso em si já nos remete à reflexão de que se constitui algo extremamente complexo.

V.Exa. procedeu bem ao exercício dessa função. Aqui já se falou, também não tive na ocasião o condão de ter votado em V.Exa., mas ao contrário do que se possa imaginar, que os homens públicos estejam atrás do aplauso fácil, V.Exa., em paralelo, adquiriu nosso respeito.

Na retrospectiva de nosso mandato, há aspectos que merecem relevância. Sugiro que V.Exa. incorpore ao discurso sempre que for fazer um apanhado geral. Primeiro, a ratificação da Convenção Internacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que se deu de forma extremamente curiosa, inovadora, na dimensão de norma constitucional. Por mais de três quintos, instituímos essa regra como algo incorporado à nossa Carta Magna. Isso tem uma importância histórica de magnitude tremenda, formidável.

Outra, dentre várias, e muito especial, foi a Lei Geral Turismo, a Lei nº 10.771, que tramitou com velocidade muito interessante, produto de uma convergência costurada entre os partidos e presidida por V.Exa.

Somando-me aos vários que usaram da palavra — tive a oportunidade, como substituto do Líder da Minoria, em vários momentos, de encaminhar votações, orientar bancada, enfim usar da palavra — , digo que o cumprimento por essa etapa vivida certamente há de dignificar sua história e a dos Parlamentares da Câmara dos Deputados.

Um abraço e felicidades a V.Exa.

O SR. PRESIDENTE (Arlindo Chinaglia) - Muito obrigado. Fez V.Exa. um belo registro de 2 matérias, que nem sempre comento, mas valeu sua observação, para que seja mais frequente em nossos pronunciamentos a Convenção dos Direitos Humanos.

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ SEM SUPERVISÃO

Sessão: 001.3.53.P Hora: 15:18 Fase: AB

Orador: OTAVIO LEITE Data: 02/02/2009