Seu browser não suporta JavaScript!

19/03/2015 | Jornal Lance!

Otavio Leite irá propor emenda para se criar ‘clube-empresa’ no texto da MP

Por Fábio Suzuki 

Com a assinatura da Medida Provisória (MP) que regulamenta o futebol pela presidente Dilma Rousseff, a proposta do governo será debatida dentro do Congresso, onde os parlamentares poderão apresentar emendas em relação ao texto original. Uma delas será apresentada pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que foi o relator da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE), que prevê a possibilidade dos clubes se tornarem “sociedades empresariais”.

Organizados como associações sem fins lucrativos, os clubes terão com a medida diversos incentivos para se transformarem em “clube-empresa”. Segundo Otavio Leite, essa iniciativa permitirá uma gestão mais moderna dos times de futebol.

- Vou propor. Acho que os clubes podem ser sociedades empresariais mas para isso tem que se criar estímulos. Nesse caso, os clubes teriam os mesmos direitos tributários das entidades esportivas e essa é uma forma para que se pense de maneira mais moderna e atual dentro do futebol brasileiro”, afirmou o deputado, que é um dos parlamentares mais atuantes da Bancada da Bola no Congresso.

Na emenda que será apresentada por Otavio Leite, os clubes terão um período de transição de cerca de cinco anos onde teriam benefícios como não pagar imposto de renda.

- Isso é uma forma de estimular os clubes a mudarem suas gestões e vou colocar para ser debatida na Câmara – comentou o parlamentar.