Seu browser não suporta JavaScript!

20/04/2012 | Jornal O Globo

Otavio Leite lança pré-candidatura à prefeitura do Rio

Com Aécio, Otavio Leite lança pré-candidatura à prefeitura do Rio

Por Juliana Castro

RIO - O deputado federal Otavio Leite (PSDB) lançou nesta sexta-feira sua pré-candidatura à prefeitura do Rio, num evento que contou com a presença do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do presidente nacional do partido, Sérgio Guerra. O tucano disse ainda ter esperanças de contar com o apoio do PV, derrotado no segundo turno da última eleição municipal em que concorreu pelo partido o ex-deputado federal Fernando Gabeira. A legenda, no entanto, deverá carimbar na próxima semana a pré-candidatura da deputada estadual Aspásia Camargo.

- Ontem (quinta-feira), conversei com o Gabeira. Nós não estamos apressados - disse Otavio.

O único representante do PV no evento foi o vereador Edison da Creatinina, num sinal de que a aliança cortejada pelos tucanos promete não vingar.

A concretização da pré-candidatura de Otavio faz com que o PSDB volte a ter um pré-candidato à prefeitura da capital depois de 12 anos. O último candidato foi Ronaldo Cezar Coelho, em 2000. Derrotada na disputa interna do partido que decidiu quem concorreria à prefeitura da capital, a vereadora Andrea Gouvêa Vieira não compareceu ao evento. Ela já declarou que não fará campanha para o colega.

Otavio disse acreditar que a pré-candidatura do ex-governador José Serra em São Paulo ajuda na nacionalização da candidatura, o que poderia levar a uma polarização entre PT, que apoia a reeleição do prefeito Eduardo Paes, e o PSDB. O tucano aproveitou para desconstruir uma das estratégias que serão usadas pela campanha do peemedebista: a de que a parceria entre os governos federal, estadual e municipal é bom para a cidade. Paes tem o apoio da presidente Dilma Rousseff e do governador Sérgio Cabral.

- Isso não tem resolvido problemas básicos do Rio de Janeiro - afirmou o tucano.

Em seus discursos, Aécio e Sérgio Guerra tentaram polarizar a disputa entre Otavio e Paes:

- Há uma convicção geral de que há necessidade de mudança - disse o presidente do PSDB.

- Otavio representa no Rio uma alternativa ao que está aí - afirmou em seguida Aécio.

Também compareceram o deputado federal Vanderlei Macris (SP); o ex-secretário de Segurança do Rio e ex-deputado Marcelo Itagiba, que será candidato a vereador; o presidente do PSDB-RJ, deputado estadual Luiz Paulo; o ex-presidente do Flamengo Márcio Braga e a atriz Rosamaria Murtinho.

Foto: O senador Aécio Neves e o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, comparecem ao lançamento da pré-candidatura do deputado federal Otavio Leite à prefeitura do Rio