Seu browser não suporta JavaScript!

16/07/2012 | Ascom Dep.Otavio Leite

Otavio Leite é o primeiro candidato a assinar compromisso com saúde bucal no Rio

Otavio Leite é o primeiro candidato a assinar compromisso público com saúde bucal no Rio

O candidato do PSDB à Prefeitura do Rio de Janeiro, Otavio Leite, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (16), no Conselho Regional de Odontologia-RJ (CRO-RJ) com o presidente do órgão, Dr. Afonso Fernandes Rocha, e com outros profissionais da área que integram a ONG Turma do Bem (TdB). Otavio foi o primeiro a assinar o termo de compromisso público, que será apresentado a todos os candidatos do Rio, com o objetivo de comprometê-los moralmente a dar uma atenção à saúde bucal, particularmente ao tratamento curativo, e a sancionar e implementar projetos de lei que facilitem o acesso da população à Odontologia.

Há alguns anos, a Turma do Bem vem tentando impactar políticas públicas e ampliar o acesso da população à saúde bucal. Eles atuam não só em todo o Brasil, mas também na América Latina e em Portugal. Eles já conseguiram mobilizar alguns municípios no país, com discussões avançadas sobre a inclusão do kit de higiene bucal (pasta, escova e fio) em farmácias populares e postos de saúde, bem como nas cestas básicas. Eles reivindicam, ainda, a concessão de incentivo fiscal a dentistas que realizam tratamento de caráter social à população de baixa renda.

Segundo Otavio, “ainda no primeiro ano de governo vamos instituir um grande mutirão pela saúde bucal. A prevenção vai se iniciar ainda nas creches e toda criança terá direito ao seu kit de higiene bucal e à revisão anual. Vamos convocar a sociedade civil e as faculdades de odontologia da cidade para atuarem na rede municipal de ensino.”

Na foto: Otavio Leite e Afonso Fernandes Rocha, presidente do CRO-RJ

Foto: Jorge Chaves