Seu browser não suporta JavaScript!

28/04/2014 | Portal AIB News

Otavio Leite participa de encontro na Acibarrinha

PLANTÃO BARRA: Deputado Federal Otavio Leite participa de encontro na Acibarrinha

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (28/04), na sede da Acibarrinha, um encontro com o Deputado Federal Otavio Leite que abordou diversas questões referentes aos problemas enfrentados na região, como meio ambiente e mobilidade urbana. O deputado também falou sobre a sua gestão na Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados e sobre os benefícios que estão sendo solicitados para a área.

Ao iniciar a reunião, Otavio Leite lembrou um pouco das reivindicações que estão sendo feitas há muito tempo:

"Já se passaram 30 anos daquela que seria a primeira reivindicação com relação aos problemas de meio ambiente. É bom registrar que as associações perseveravam nessa luta", disse.

E essa é justamente uma das grandes preocupações do deputado:

"Acho que esse tema a gente precisa tomar decisões mais decisivas, para que seja cumprido o que foi prometido para o Comitê Olímpico Internacional. Precisamos ficar atentos ao que foi anunciado na ocasião.

Acho que a Copa e as Olimpíadas precisam ser encaradas como oportunidades que o Rio de Janeiro tem de melhorar certos problemas, como mobilidade e meio ambiente, com os recursos que a cidade está recebendo do Governo Federal", disse.

Com relação ao problema de mobilidade urbana, Otávio falou que esse não é um problema somente do eixo Rio - São Paulo, mas sim de todas as cidades com mais de 100 mil habitantes:

"Nós sabemos que a saída está sobre os trilhos e também o transporte de massa. Fui até o BNDES para saber mais a fundo a questão das linhas de créditos. A principal informação que obtive lá foi com relação ao valor de quanto custa um km de metrô (R$ 400 milhões) e que a extensão do Jardim Oceânico até a Alvorada tem 5km, isso custaria cerca de R$ 2 bilhões. Não é um valor baixo, mas se tratando na Barra acho que é possível. Existem várias medidas que podem ser tomadas, como a criação de edifícios garagens, mas isso são projetos", ressaltou. Ele ainda incentivou que as associações fizessem um documento para encaminhar para todos os "presidenciáveis" a fim de pressionar ainda mais as autoridades.

O vereador Carlo Caiado entregou um documento ao deputado falando sobre a resposta oficial recebida do BNDES:

"Entrei em contato com a instituição (BNDES) e eles me responderam que estão à disposição do governo, mas que até o momento o Governo do Rio não se pronunciou", disse.

Uma das ideias sugeridas por um dos presentes é de que a ligação entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada fossem feita sem estações, e que essas fossem sendo colocadas aos poucos. Essa experiência já foi testada no metrô de São Paulo.

Outra medida defendida por Otavio Leite são as câmeras de segurança, que vem sendo defendida por autoridades e moradores.

O presidente do Barralerta, Kléber Machado, ressaltou também a importância dos transportes hidroviários para desafogar o complicado trânsito.