Seu browser não suporta JavaScript!

19/05/2011 | Blog da Bancada do PSDB na Câmara e no Senado

Otavio Leite pede ao Ministério da Cultura esclarecimentos sobre a reforma do Maracanã

Por Laize Andrade

Requerimento do deputado Otavio Leite (RJ) solicita à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, informações sobre a reforma do Maracanã, no Rio de Janeiro. O pedido tem como objetivo esclarecer se o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) avaliou o projeto da obra, para preservar esse patrimônio cultural do Brasil.

O tucano pede à ministra que apresente estudos e ponderações do Iphan sobre a reforma, tendo em vista o tombamento histórico do estádio. Ana de Hollanda deve informar ainda se o instituto está acompanhando as obras e quais as garantias que a sociedade brasileira tem de que o formato original do maracanã será preservado.

A maior preocupação do parlamentar é justamente manter a estrutura original do estádio. “Hoje o estádio passa por uma grande reforma para entender os grandes eventos mundiais nos próximos anos, porém há uma latente preocupação se esta reforma desconfigurará o formato original do estádio conhecido mundialmente”, disse.

Inaugurado em 1950, o Maracanã é o maior e mais famoso estádio do Brasil e sediará as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele é também o provável palco da partida final da Copa do Mundo de 2014.

Para receber o público dos jogos, o estádio passa por uma reestruturação. De acordo com a Secretaria de Estado de Obras (Seobras) do Rio, a reforma custará aos cofres públicos quase R$ 1 bilhão. O valor orçado inicialmente previa R$ 750 milhões. O acréscimo se deu por causa da necessidade de substituir a cobertura existente, afirmou a secretaria.