Seu browser não suporta JavaScript!

09/04/2012 | Jornal Mercado & Eventos online

Otavio Leite pede que Dilma aborde flexibilização de vistos com Obama

Por Anabel Moutinho

Hoje (9/4), a presidente Dilma Rousseff tem uma reunião com Barack Obama, na Casa Branca. De acordo com o Itamaraty, devem predominar no encontro temas relacionados a comércio, educação e agendas regional e global.

Para o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), membro da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, que enviou ontem (8/4) carta pedindo a presidenta Dilma que trate da flexibilização com Barack Obama, o Brasil tem condições de trazer até 800 mil turistas para assistir a Copa 2014. Para isso, observou, precisa facilitar a entrada do turista no País. Ele defende, por exemplo, o fim da exigência de visto para turistas americanos ou que seja facilitada a sua emissão na chegada do estrangeiro ao Brasil. O parlamentar ressaltou que 65 milhões de americanos viajam por ano, mas apenas 1% escolhe o Brasil. "É possível aplicar um mecanismo que facilite a vinda de turistas americanos ao Brasil", observou.

Veja a seguir a redação original da carta encaminhada (por e-mail) domingo para a presidenta Dilma Rousseff.

Sra. Presidenta,

Ao cumprimentá-la cordialmente, tomo a liberdade de apresentar a Vossa Excelência uma sugestão que reputo digna e apropriada para que seja abordada - caso seja esse o vosso discernimento - em vosso encontro com o Presidente Barack Obama.

O mercado emissor de turismo norte-americano, aponta um número de 54 milhões de viajantes, anualmente. Apenas 1% deles vêm ao Brasil.

Por outro lado, em 2011, foram mais de 1 milhão e duzentos, os brasileiros que viajaram aos EUA.

No total, em 2011, os brasileiros gastaram no exterior cerca de US$ 20 bilhões. Já os estrangeiros deixaram em nosso país, apenas US$ 6 bilhões (dados do Banco Central).

Para combater este déficit, precisamos atrair mais turistas (lazer, business, eventos etc).

Um fator fundamental é desburocratizar a emissão de Vistos para americanos que queiram vir ao Brasil.

É imperioso informar a V.Exa que aprovamos na Câmara dos Deputados, no texto da Lei Geral da Copa, a possibilidade de o Visto de Entrada ser emitido por meio eletrônico (preservando-se obviamente todos os critérios legais do Ministério das Relações Exteriores).

Com efeito, tal informação pode de constituir em um importante ingrediente nas tratatativas com o governo Norte-americano e, em consequência, vir a significar um interessante fator para fomentar o fluxo turístico entre os dois países - hoje fortemente deficitário para o Brasil.

Por outro lado, vale lembrar o badalado anúncio do Presidente Barack Obama noticiando que as reparticões diplomática dos EUA no Brasil iriam facilitar a emissão de Vistos de brasileiros. Somente nesses três primeiros meses do ano já foram emitidos mais de 350 mil vistos para os EUA.

Sendo assim, receba pois minha mensagem, cujo propósito se prende exclusivamente em oferecer uma colaboração para que possamos fazer do turismo receptivo um forte vetor de nossa economia.

Com respeito,

Muito atenciosamente,

Aproveito o ensejo para desejar-lhe uma Feliz Páscoa!

Otavio Leite

Deputado Federal PSDB/RJ