Seu browser não suporta JavaScript!

06/06/2013 | Portal do PSDB na Câmara

Otavio Leite presta homenagem à Marinha nos 148 anos da Batalha do Riachuelo

Por Edjalma Borges

Em solenidade na Câmara que homenageou os 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo, nesta quinta-feira (6), o tucano Otavio Leite (RJ) ressaltou a importância do evento que enaltece a Marinha brasileira, lembrando as conquistas dos países vizinhos. “Hoje felizmente Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai superam inimizades, substituindo as armas pela diplomacia e apostando num futuro de paz”, destacou.

Para Leite, a batalha do Riachuelo deu demonstrações de coragem e patriotismo que não podem ser esquecidas. “Devem ser transmitidas de geração a geração como fonte de inspiração para a atividade militar. Lá desabrochou o sentimento de nacionalidade de brasileiros”, ressaltou.

Leite, que esteve na quarta-feira (5) em Ponta Porã (MS), cidade fronteiriça com o Paraguai, enfatizou a atuação da Marinha na Operação Ágata. “Pude observar a dedicação e o engajamento da nossa Marinha nessa importante operação que está ganhando força. Precisa ter mais robustez e fortalecer todo o sistema de fronteira e isso depende do Parlamento assegurar as verbas”, comentou.

Segundo o parlamentar, o país conserva, graças às decisões da Riachuelo, os limites territoriais conquistados em meio a embates dos bravos militares. “Seja pelo desafio que enfrentam para colocar sobre as águas dos oceanos um submarino nucelar, e lá chegaremos, tenho certeza, seja também por toda a dedicação em defender este patrimônio brasileiro que é a Amazônia azul”, finalizou.

Foto: Nilson Bastian