Seu browser não suporta JavaScript!

10/05/2013 | Jornal Folha Dirigida on line

Otavio Leite recebe o título de Personalidade Cidadania 2013

Personalidades Cidadania recebem título em noite especial

Em uma noite marcada pela emoção, profissionais e instituições tiveram o reconhecimento pelo trabalho que realizam em prol do desenvolvimento e da inclusão social. Sob os aplausos das cerca de 600 pessoas que lotaram o auditório do Jockey Club, no Centro do Rio, foram entregues os títulos de Personalidade Cidadania 2013, uma promoção da Associação Brasileira de Imprensa, da Academia Brasileira de Filosofia e da Folha Dirigida. A cerimônia teve início com a leitura da ata oficial da apuração do resultado da eleição. Em seguida, representantes das entidades promotoras, das instituições eleitas e as personalidades agraciadas puderam fazer sua saudação e agradecimento.

O presidente da Academia Brasileira de Filosofia, João Ricardo Moderno, destacou o papel decisivo das ações que valorizam o cidadão para o estado democrático de direito. Para ele, um cenário político e social que tem como centro de suas atenções a pessoa humana é fundamental para evitar que sistemas que pregam o preconceito e a discriminação, por exemplo, ganhem espaço. "A rigor, não há democracia sem cidadania; a democracia é a elevação da cidadania na sua mais alta expressão. A cidadania é a autonomia do indivíduo e o contrário disso é a barbárie. O totalitarismo é a negação da cidadania", ressaltou o professor João Ricardo Moderno.

Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, o jornalista Maurício Azêdo fez uma saudação especial às personalidades e instituições homenageadas. Para ele, a premiação é um reconhecimento não só ao eleitos, mas a muitos outros brasileiros que colocam em prática, no seu dia a dia, os mesmos valores éticos e humanos que marcam a trajetória dos agraciados de 2013. "O título é uma homenagem a todos aqueles que lutam em favor do bem comum, de suas suas cidades e do país", salientou o presidente da ABI.

A eleição das Personalidades Cidadania está em sua 9ª edição. Realizada desde 2005, já propiciou o reconhecimento de figuras históricas em diversas áreas, como Dom Eugênio Salles, Zilda Arns, Joaquim Barbosa, Oscar Niemeyer, entre outros. Para a eleição deste ano, foram recebidos 4.382 votos. O colégio eleitoral é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade. A votação foi secreta e sem pré-indicação de nomes. Cada integrante recebeu, pelos Correios, uma cédula com uma senha para acessar o site da promoção e indicar até três personalidades e até três instituições para serem homenageados.

Diretor presidente do Grupo Folha Dirigida, o jornalista Adolfo Martins, em sua saudação ao público e aos eleitos, ressaltou a inspiração que cada um dos homenageados da noite traz para todos aqueles que atuam, no seu cotidiano, em prol do desenvolvimento humano e social. "Temos que agradecer a essas personalidades e instituições, cujo trabalho e o exemplo nos animam, o talento nos encanta, as bandeiras nos mobilizam. A festa de hoje é para estas figuras, que, com prazer, parabenizo", destacou o jornalista Adolfo Martins. Veja abaixo a lista dos homenageados:

Personalidades

Ayres Britto

Célio Borja

Eduardo Paes

Frei Betto

Humberto Mota

Leila Mariano

Marta Rocha

Otavio Leite

Wagner Siqueira

Zuenir Ventura

Instituições

Arquidiocese do Rio de Janeiro

OAB-Niterói

Sesi Cidadania