Seu browser não suporta JavaScript!

06/08/2013 | Jornal O Dia

Otavio Leite retoma projeto que obriga policiais a se exercitar

Deputado retoma projeto que obriga policiais a se exercitar

Rio - Motivado pela reportagem publicada ontem no DIA, o deputado federal Otavio Leite (PSDB) solicitou a seu companheiro de legenda na Alerj, o deputado estadual Luiz Paulo, que retome seu projeto de lei que torna obrigatória a prática de atividades físicas e desportivas para policiais militares, civis e bombeiros.

Ao contrário do divulgado pelo Programa de Condicionamento Físico da Polícia Militar, 61% dos PMs avaliados não tiveram resultados satisfatórios nos testes físicos realizados — e não 85% dos 1.514, como publicado. Apenas 521, cerca de 39%, foram aprovados.

“Esse projeto de lei é de 2004, passou por todas as comissões e acabou arquivado. É de extrema relevância para a sociedade, pois está previsto na Constituição que o cidadão tem direito à segurança pública e, para isso, é necessário que os profissionais estejam bem treinados”, afirmou Otávio.

O projeto prevê que a prática de atividades físicas deve ser regular, e o governo estadual deve firmar convênios com academias e clubes. “Meu gabinete fez um levantamento com cerca de 800 policiais, e verificamos que só 20% deles praticavam atividades regulares”, concluiu. Otávio declarou ainda que Luiz Paulo solicitará que o projeto tramite em caráter de urgência.