Seu browser não suporta JavaScript!

28/06/2012 | Jornal O Globo on line

Otavio Leite terá cadeirante como vice na chapa à Prefeitura do Rio

Por Juliana Dal Piva

RIO - O pré-candidato do PSDB à prefeitura do Rio, o deputado federal Otavio Leite, anunciou na tarde desta quinta-feira o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, como seu candidato a vice na chapa. Nogueira tem 53 anos e é paraplégico.

— Fiquei, a princípio, muito assustado, sou um ativista da área social e foi quando comecei a minha militancia na área das pessoas com deficiência que eu tive um conhecimento mais próximo dos passos do deputado Otavio Leite, a quem eu sempre admirei. Foi uma felicidade esse convite — afirmou Nogueira.

Formado em Direito, Nogueira foi policial federal até o acidente que o deixou paraplégico. Após o início da militância política em defesa dos deficientes, ele foi subsecretário da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro e fundador e diretor jurídico do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independentes e, ainda, vice-presidente para a América Latina da Rehabilitation International.

— Acho que hoje a gente ter dois candidatos com deficiência é um reconhecimento da sociedade de que a deficiência é só mais uma diferença do humano. Vejo isso de forma positiva — comentou ele, ao lembrar de Marcelo Yuka, pré-candidato a vice na chapa do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol).

— Estimamos uns 600 mil deficientes no Rio de Janeiro com dificuldades muito grandes no seu dia a dia e o Rio está parado nesse ponto. O nome do doutor Geraldo Nogueira não apenas simboliza toda essa nossa vocação em prol da causa como vai fortalecer muito a chapa e nos apresentaremos firmes para a vitória — disse Otavio Leite.

A presidente do diretório municipal do partido, Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek fez questão de estar presente ao evento.

— Você não tem ideia da emoção. Quando o Otávio disse que ia chamar o Geraldo eu me senti gratificada pelo que o minha mãe fez como primeira dama, que fez o centro de reabilitação de referência para pessoas que tem deficiência, mas podem se recuperar e se tratar, que é a Rede Sarah. Ele (Geraldo) é o exemplo da capacidade das pessoas de dar a volta por cima.

Otavio Leite anunciou que fez duas representações por propaganda eleitoral antecipada contra a candidatura do atual prefeito, Eduardo Paes, ao Ministério Público.