Seu browser não suporta JavaScript!

31/01/2006 | Portal Ciber América

Otávio Leite, vice-prefeito do Rio de Janeiro, visita o portal Ciberamérica

A nova sede da Technosite, empresa encarregada, através da SEGIB, da gestão integral do portal Ciberamérica, recebeu o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Otavio Leite, que aproveitou sua visita oficial à Feira Internacional de Turismo, realizada em Madri na semana passada, para conhecer algumas empresas do Grupo Fundosa, pioneiro no emprego de pessoas deficientes em seu quadro de pessoal.

Otavio Leite participou de algumas conferências e exposições apresentadas pelo pessoal de Technosite, começando por um vídeo corporativo do Grupo Fundosa, onde se pode observar o trabalho desenvolvido por esse coletivo de empresas para pessoas deficientes na Espanha e no mundo.

Luis Miguel Bascones, responsável de conteúdos de Discapnet, abriu a apresentação com uma demonstração, guiada por voz, do mapa de ruas de Discapnet onde traçou um breve recorrido, diante da curiosidade e posteriores perguntas de Otavio Leite. Por sua parte, Lourdes González, responsável do departamento de acessibilidade, navegou também pelo Mapa de Ruas de Discapnet, através do programa Jaws, que permite a leitura de conteúdos web por parte de pessoas cegas sempre que os mesmos estejam desenvolvidos com critérios de usabilidade e acessibilidade.

O vice-prefeito do Rio de Janeiro mostrou grande interesse pelas apresentações, fazendo numerosas perguntas e anotando os dados mais importantes com a idéia de levar ´boas práticas sobre acessibilidade e usabilidade para minha cidade´, expressou Leite durante a reunião.

Débora Souto, redatora bilíngüe do portal Ciberamérica, que Technosite administra integralmente a pedido da Secretaria Geral Ibero-americana, realizou um recorrido pelas páginas dessa web ibero-americana, possibilitando que Otavio Leite visse o grande esforço de conteúdo, desenho e desenvolvimento feito durante o último ano, nesse ambicioso projeto. As sessões de turismo, notícias e conferencia ibero-americana foram as que mais suscitam seu interesse.

Finalmente, Miguel Jiménez, diretor de produção de Technosite, fez uma apresentação do portal Rede Social destacando o esforço de integração e solidariedade que supõe essa iniciativa, que pretende proporcionar às pessoas cegas e deficientes da América Latina ferramentas tecnológicas, serviços interativos e capacitação no uso das tecnologias da informação.