Seu browser não suporta JavaScript!

25/04/2013 | Ascom Dep. Otavio Leite

Otavio Leite visita divisão do Exército responsável por controle de explosivos

Em visita à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, deputado Otavio Leite (PSDB/RJ), conheceu o importante trabalho que o Exército desempenha no controle de explosivos, munição e armamentos.

Segundo o diretor General Barroso Magno, há 300 mil toneladas de explosivos em circulação no Brasil que são utilizados na construção civil, em minas, pedreiras e, infelizmente, no crime. “De 2010 para 2012 houve um aumento de 50% nas taxas de atividades criminosas envolvendo o uso de explosivos”, destacou o general.

Para combater o roubo e o desvio de explosivos, o Exército atua com um orçamento abaixo do necessário e com apenas 12 depósitos. “Com o aumento da fiscalização, aumenta a apreensão e faltam depósitos.

Outro problema crítico são as multas que precisam ser atualizadas para quem for pego na ilegalidade. Hoje, a multa é de no máximo R$ 2 mil, são 10 anos de atraso”, informou.

Otavio Leite declarou que projetos para ajudar no controle e na fiscalização do Exército sobre esses produtos são urgentes e garantiu apoio da Comissão de Segurança no que for possível. “Não podemos brincar com o crime. Hoje, os bandidos explodem caixas eletrônicos e ninguém sabe o que será amanhã”, avaliou o parlamentar.