Seu browser não suporta JavaScript!

02/05/2016 | Ascom Dep.Otavio Leite

Otavio Leite visita Suipa para conhecer demandas da instituição

Na manhã desta segunda-feira, 02, o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) visitou a sede da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) em Benfica, Zona Norte do Rio. O parlamentar foi recebido pela diretora-presidente, Isabel Cristina Nascimento, e por Raquel Lopes da Rocha, supervisora veterinária, entre outros membros da diretoria da Sociedade.

Segunda instituição de proteção animal mais antiga no Brasil, há 73 anos a Suipa se mantém exclusivamente com as contribuições mensais de pessoas que conhecem o trabalho da Casa, que abriga atualmente milhares de animais, a maioria cães, além de felinos, equinos, caprinos, suinos e outras espécies que resgatam e recebem, quando há necessidade de assistência veterinária e abrigo.

Por ter despesas maiores que a arrecadação, a Suipa corre o risco de fechar as portas a toda hora. E a chance para se evitar isso ou amenizar o problema é a Sociedade passar a ter o Cebas, um certificado concedido pelo Governo Federal, por intermédio dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Saúde, às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social que prestem serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde.

As entidades detentoras do Cebas, se preenchidos os demais requisitos exigidos pela legislação tributária, podem desfrutar de isenção do pagamento das contribuições sociais incidentes sobre a remuneração paga ou creditada aos seus empregados e trabalhadores avulsos, como também receber transferências de recursos governamentais a título de subvenções sociais.

- A visita do deputado Otavio Leite e assessores à Suipa, em dois de maio, nos deixou esperançosos, pois sentimos que não estamos sozinhos. Sempre é bom saber que bons políticos se interessam pela causa animal - diz Isabel Nascimento.

"Se associar à Suipa é importante para mantermos o nosso trabalho pela causa animal. Entretanto, é de extrema importância a conscientização das pessoas na adoção de animais, ao invés de comprá-los. Adoção com responsabilidade, diminui o abandono e, a esterilização, além de prevenir doenças nos animais, ajuda a fazer o controle populacional de cães e gatos, conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde) vem orientando há mais de trinta anos", informa Raquel da Rocha.

- Essa visita de hoje me marcou muito. Defesa dos animais é definitivamente uma causa necessária. Mesmo com muitas dificuldades, os profissionais da Suipa fazem um excelente e exemplar trabalho com os animais abandonados em nossa cidade. São muito dedicados e comprometidos. É impressionante! Uma politica de adoção forte é algo que deve fazer parte da rotina do poder público - conclui Otavio Leite.