Seu browser não suporta JavaScript!

18/05/2011 | Jornal O Globo online

Parlamentares conhecem sistema de controle de desastres naturais do Inea

Deputados conhecem sistema de controle de desastres naturais do Inea

Por Ronaldo Braga

Rio - Membros da Comissão Especial de Medidas Preventivas de Catástrofes Climáticas da Câmara Federal visitam o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), nesta quinta-feira, às 9 horas. Os parlamentares serão recebidos pela presidente do Inea, Marilene Ramos, e vêm conhecer a Central de Controle Operacional (CCO) do órgão, onde equipes técnicas monitoram e alertam sobre riscos ambientais, como enchentes, incêndios florestais, poluição do ar e das águas e organizam resposta a esses desastres naturais.

O objetivo da comitiva é reunir as melhores práticas no relatório da Comissão que servirá para orientar na elaboração de políticas públicas e planos emergenciais de prevenção às catástrofes. Para isso, os deputados também vão conhecer os sistemas de alerta de chuvas e risco de deslizamentos de encostas do Instituto de Geotécnica do Rio - Fundação GeoRio.

Nesta sexta-feira, participam de um seminário sobre Defesa Civil, na Universidade Federal Fluminense e de reunião na Assembleia Legislativa. No sábado seguem para região Serrana, onde visitarão as áreas mais afetadas pelas enchentes e deslizamentos do início do ano em Fiburgo, Teresópolis e Petrópolis.

A comitiva é formada por parlamentares de vários Estados. Do Rio, estarão Jandira Feghali (PCdoB), Anthony Garotinho (PR), Glauber Braga (PSB), Andrea Zito (PSDB), Chico D'Angelo (PT), Adrian (PMDB), Cristiano (PTdoB), Dr. Aluisio (PV), Fernando Jordão (PMDB), Hugo Leal (PSC) Otavio Leite (PSDB), Stepan Nercessian (PPS) e Vitor Paulo (PRB).

A presidente da Comissão, deputada Perpétua de Almeida, é do PCdoB do Acre. Os demais integrantes são Ademir Camilo (PDT/MG), Arthur Lira, (PP/AL), Audifax (PSB/ES) e Luci Choinacki (PT/SC).