Seu browser não suporta JavaScript!

04/06/2009 | Rádio Câmara

PEC quer assegurar o controle exclusivo da Petrobras pela União

Deputado tucano apresenta Proposta de Emenda à Constituição (370/09) determinando o controle exclusivo da Petrobras pela União. Caso seja aprovada, a PEC garante que a estatal não será privatizada.

O autor, o deputado Otavio Leite, do PSDB do Rio de Janeiro, argumenta que o controle da Petrobras pela União é fundamental, ao mesmo tempo em que é necessário o funcionamento eficaz e austero da empresa.

Levando em conta afirmações da base governista, contra a instalação da CPI da Petrobras no Senado, que acusa a Oposição de querer privatizar a estatal, o deputado Otavio Leite saiu em defesa do partido.

"Em nenhum momento nós falamos ou fomos a favor da privatização da Petrobras. É apenas um artifício de retórica política para ludibriar o povo e imputar ao PSDB algo que o partido não defende. Então eu tomei essa iniciativa expressando um sentimento maior nosso para deixar absolutamente claro a nossa convicção em defesa da Petrobras como um agente público do desenvolvimento brasileiro."

O deputado do PT paulista Vicentinho, lembrou supostas intenções da equipe de governo de Fernando Henrique Cardoso de privatizar a empresa estatal de energia.

"Ela foi ameaçada na época do PSDB (como Governo). Então acho um gesto bom do deputado. E espero que ele possa convencer todos os tucanos de que o patrimônio público deve ser protegido."

Na quarta-feira, a Federação Única dos Petroleiros fez na Esplanada dos Ministérios um ato público em defesa da Petrobras. O manifesto dos petroleiros foi encaminhado por escrito ao presidente da Câmara, Michel Temer.

De Brasília, Eduardo Tramarim.