Seu browser não suporta JavaScript!

11/10/2011 | Portal UOL

Petista ligado a Ricardo Teixeira é escolhido como relator da Lei Geral da Copa

Por Camila Campanerut

Na reunião de instalação, a comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar o projeto do Executivo da Lei Geral da Copa de 2014 (PL 2330/11,) confirmou o nome do deputado Vicente Cândido (PT-SP), vice-presidente da Federação Paulista de Futebol e ligado à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), como relator do texto. A indicação foi feita pelo presidente da comissão Renan Filho (PMDB-AL) também eleito nesta terça-feira (11).

Os deputados Edio Lopes (PMDB-RR), Rui Palmeira (PSDB-AL) e José Rocha (PR-BA) foram eleitos respectivamente como primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes da comissão, que conta com 26 integrantes provenientes das comissões de Ciência e Tecnologia; Comunicação e Informática; Constituição e Justiça e de Cidadania; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação e Relações Exteriores e de Defesa Nacional

O projeto, que chegou ao Congresso no último dia 19, promete gerar muita discussão. Os deputados tucanos Otavio Leite (RJ) e Rui Palmeira (AL) já apresentaram um pedido para a realização de uma audiência pública, tendo como convidados o ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e/ou o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke.

Com 46 artigos, o projeto tem previsão, segundo o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), de ser aprovado até o fim do ano pelos deputados. Entre o s pontos mais polêmicos serão debatidos a cobrança de meia-entrada para estudantes, os direitos de transmissão dos jogos, o comércio ao redor dos estádios e o consumo de bebidas alcoólicas dentro das arenas.