Seu browser não suporta JavaScript!

23/07/2012 | Portal AIB News

Portal AIB NEWS entrevista o candidato a prefeitura Otavio Leite

AIB NEWS: Por que o senhor quer ser prefeito da Cidade do Rio de Janeiro?

CANDIDATO OTAVIO LEITE: Porque eu amo esta cidade que me acolheu quando eu era criança, onde estudei , casei e nasceram meus filhos. Fui secretário do ex-governador Marcelo Alencar, aos 30 anos de idade. Também foi pelo Rio que fui eleito em votação popular Vereador, Deputado Estadual, Vice-Prefeito e Deputado Federal. Já estou no meu segundo mandato de Deputado Federal. Toda essa gama de experiência administrativa que eu adquiri foi através do Rio, e da confiança que os eleitores sempre depositaram em mim. Quero somar tudo isso ao meu suor e dedicar integralmente a esta cidade como Prefeito.

AIB NEWS: Quais as suas principais propostas para a região da Barra da Tijuca?

CANDIDATO OTAVIO LEITE: A Barra é a expressão do desenvolvimento, porém em se tratando do Brasil, como geralmente ocorre, cresce mais e mais a cada dia, e de forma desordenada, sendo os principais problemas:

Saneamento

O saneamento é um dos maiores desiquilíbrios – um dos maiores dramas da regiã. Houve muito investimento em rede de esgoto e no emissário. Lutas, que aliás eu me dedico, não é de hoje ao lado de muitos da sociedade civil da região, no entanto as lagoas prosseguem poluídas.

Poluição das lagoas

Eu acho que é preciso estabelecer um plano diretor ambiental rigorosíssimo em relação à poluição das lagoas. O emissário por si só não foi suficiente. O resultado está aí.

Transportes

O transporte na Barra é problemático. A cada dia que passa aumenta o número de veículos circulando por suas ruas e avenidas, diminuindo o espaço físico das vias urbanas diminui, levando as pessoas a passarem boa parte do tempo engarrafadas, contribuindo assim para o stress e má qualidade de vida. . Sabemos que o problema da mobilidade urbana não é simples.

A iniciativa da TransOeste é bem vinda, no entanto ficam perguntas no ar, como: Por que não usaram o canteiro central da Avenida das Américas para o trajeto do BRT? O que impediu os engenheiros de utilizar o canteiro central que já existia, e está sem uso, eles teriam uma chance de servir melhor a população, já que da forma como foram construídas as pistas de ida e volta dos BRTs, a 3ª via da pista central que é vital, foi eliminada, causando congestionamentos.

Metrô

O Metrô via Ipanema não é exatamente o que a população da Barra queria como prioridade. A ligação direta com a cidade seria a melhor opção, via Jardim Botânico. O que eu observo, é que o trajeto traçado pelo governo do Estado deixou o itinerário como uma lombriga, o que ofende o planejamento do uso do Metrô em qualquer lugar da cidade por causa das interligações. O que se decidiu foi seguir por um trecho único. A obra segue e eu estou me inteirando cada vez mais sobre este assunto, que é do governo estadual.

Hospital Municipal Lourenço Jorge

A Barra convive com uma unidade de saúde que presta um serviço precário, aquém de sua capacidade para atender bem a população do local e de áreas próximas. Eu pretendo estimular o ensino da medicina na cidade. Fazer parcerias com as faculdades já existentes e criar uma faculdade de medicina pública na Zona Oeste. Esta área tem uma gama de mão de obra e de alunos interessados por este aprendizado. A parceria iria colocar os residentes nas unidades públicas municipais, utilizar a mão de obra dos médicos/professores, de estagiários e todos sairíam ganhando com isso, e mais ainda a população que ganharia no aumento do efetivo.

AIB NEWS: Quais são seus projetos em relação a Perimetral? O senhor vai impedir a derrubada da via?

CANDIDATO OTAVIO LEITE: Na minha opinião, a construção das pistas de compensação para o tráfego tem um valor muito alto e não irá desafogar o trânsito no local, tendo em vista que a área irá receber mais prédios comerciais, o que vai gerar um fluxo maior de veículos. Eu já venho lutando por isso profundamente. Estou agitando uma ação popular para impedir essa derrubada. Deixo claro, que não tenho nada contra as obras do Porto Maravilha, só acho que a Perimetral deveria estar incluída neste projeto. É inacreditável imaginar todo esse gasto e não fazer nada, e saber que tudo isso está sendo pensado apenas pela questão estética. A Perimetral pode ser reformada, renovada, através do trabalho de bons arquitetos. É uma via muito usada principalmente, por quem utiliza a Avenida Brasil e a Ponte Rio – Niterói. O custo benefício da obra e o meu bom senso não me permitem concordar com a derrubada.

AIB NEWS: O Rio foi eleito patrimônio da humanidade. Quais as propostas para preservar a cidade e qual sua paisagem preferida?

CANDIDATO OTÁVIO LEITE: É indispensável que todos compreendam o agravamento da questão ambiental, como a melhor forma de preservar a cidade. A minha proposta para essa preservação é fazer um inventário de todo o patrimônio verde e ambiental das áreas plantadas na cidade. Nós vamos decretar o PIB Verde, em termos de patrimônio ambiental do Rio. Vamos ver o que é digno de ser preservado. Em relação a paisagem preferida da cidade, isso é difícil de responder, mas eu gosto muito da vista do Rio, da Estrada das Paineiras, com visão do Cristo Redentor e da Pedra da Gávea, só que acho que o acesso para lá pode ser melhorado.

AIB NEWS: Sendo eleito, quais as suas prioridades para os primeiros 100 dias de governo para a região da Barra, Jacarepaguá, Recreio e Vargens?

CANDIDATO OTAVIO LEITE:

Saúde

O Hospital Municipal Lourenço Jorge é uma das minhas prioridades. Eu recentemente fui atendido lá e assisti os problemas de perto. Eu iria pela vertente da gestão e colocaria por uma semana o secretário de saúde do município dentro da unidade fazendo uma inspeção geral e analisando tudo.

Transportes

Em relação aos transportes está em meus projetos a construção de pontes sobre o canal de Marapendi para facilitar o acesso dos moradores de condomínios e áreas próximas à praia. E tenho um projeto da construção de uma alça viária que ligaria a saída da Linha Amarela, na Cidade de Deus ao Túnel da Grota Funda. A alça viária passaria próximo ao condomínio Rio 2, Recreio, Canal do Cortado, final das Vargens e iria até o Túnel da Grota Funda. Essa via teria que ser expressa, pois iria desafogar o trânsito na Av. Ayrton Senna e na Av. Salvador Allende, e poderia ter recursos públicos e privados. Outra proposta, já que o canteiro central não foi utilizado pelo trajeto do BRT, claro, com uma paisagística, pois teríamos que retirar algumas árvores, poderíamos ter um metrô de superfície ou um VLT para auxiliar os BRTs e a locomoção da Alvorada para o Metrô.

Saneamento

Traçar junto ao ministro e ao governador um compromisso para trabalhar a solução ambiental e a diminuição do lançamento de esgotos nas lagoas da região da Barra e bacia de Jacarepaguá. A Barra necessita de um Plano Diretor Ambiental Específico.

Gestão da Barra

Separar as subprefeituras. A da Barra cuida apenas das áreas da Barra e do Recreio e as demais localidades ficam no comando de uma subprefeitura em Jacarepaguá. A Barra é muito grande e Jacarepaguá maior ainda, não é compatível juntar toda essa região em uma única subprefeitura.

Cultura

Meu projeto inclui uma Lona Cultural na Barra.

AIB NEWS: Considerações Finais:

CANDIDATO OTÁVIO LEITE: Se eu for eleito, eu quero empreender todos os meus esforços para que daqui há quatro anos o Rio tenha uma população mais satisfeita e uma cidade cada vez mais maravilhosa.

Legenda da foto: O candidato Otavio Leite e Manuel Lopes, presidente da AIB.

Fotos de Graça Paes/ Portal AIB NEWS