Seu browser não suporta JavaScript!

26/11/2008 | Site Câmara dos Deputados

'É preciso trazer mais turistas para o Brasil'

O SR. PRESIDENTE (Arlindo Chinaglia) - Concedo a palavra ao Deputado Otavio Leite.

O SR. OTAVIO LEITE (PSDB-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de informar aos Parlamentares o resultado de uma reunião que acabou há pouco, na Comissão de Turismo, que reputo como uma das melhores reuniões que tive o privilégio de participar na condição de Parlamentar.

Juntamente com diversos colegas, reunimo-nos com representantes dos Ministérios da Justiça, do Turismo e das Relações Exteriores para discutir tema da maior importância do ponto de vista econômico para o Brasil, em especial por se tratar de medida que, se adotada pelo Governo brasileiro, haverá de estimular e ajudar, e muito, a combater o problema da crise econômica e o déficit na nossa conta externa, em especial na conta turismo.

Para V.Exas. terem idéia, os brasileiros deixaram no exterior, no ano passado, 10 bilhões de dólares e os estrangeiros deixaram no Brasil apenas 5. Há um déficit estrutural. É preciso trazer mais turistas para o Brasil. Para isso é indispensável que se flexibilize a concessão de vistos para americanos, japoneses, canadenses, que em si são importantes mercados de consumo turístico. O Brasil tem deixado de receber milhares de turistas desses países por conta de uma burocracia que impera, fazendo com que o País ainda adote posturas extremamente precárias, pré-históricas.

Há metodologias e mecanismos hoje, por meio da tecnologia da Internet, que facilitariam, e muito, sem prejuízo de nossa reciprocidade, de nossa soberania.

Enfim, foi uma reunião muito proveitosa. O desdobramento dela será a marcação de uma audiência com o Presidente da República — é preciso que todos os Deputados tratem disso de forma suprapartidária — , para que o Governo tome a decisão, definitivamente, se quer ou não flexibilizar a questão dos vistos.

Essa providência, que praticamente não custa nada para o Brasil, permitiria que o fluxo de turistas para nosso País aumentasse de forma substancial. Isso combate nosso déficit na balança de pagamentos. Nas contas correntes externas como um todo já estão aproximadamente 26 bilhões, na conta turismo: 5 bilhões.

Portanto, trata-se de uma medida inteligente, racional, moderna e indispensável para o Brasil combater essa dificuldade que hoje atravessa, uma crise inevitável que aí está, não é uma marola, não queremos que seja um tsunami, mas que desejamos enfrentar. Essa é uma contribuição de todos os Parlamentares, independentemente de partidos. Cabe agora ao Governo tomar uma decisão sobre esse problema.

Muito obrigado