Seu browser não suporta JavaScript!

08/12/2005 | Globo Online

Prefeitura do Rio realiza formatura do curso de oferta turística para guardas municipais

A Prefeitura do Rio realiza, a partir das 10h destaquinta-feira, na Marina da Glória, a formatura de 67 guardas municipais que participaram do Curso de Multiplicadores de Oferta Turística. Parceria entre a Secretaria Especial de Turismo/Riotur, a Fundação João Goulart e a Guarda Municipal, o curso é um dos preparativos da prefeitura na área de segurança comunitária para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Os guardas ainda servirão para reforçar os diversos serviços oferecidos pela prefeitura no atendimento dos 2,4 milhões de turistas que devem visitar a cidade no verão deste ano 2005/2006.

A solenidade contará com as presenças do vice-prefeito Otavio Leite; do secretário Especial de Turismo, Rubem Medina; do subsecretário Especial de Turismo, Paulo Bastos; da Presidente da Fundação João Goulart, Dalila de Brito Ferreira; e do comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Carlos Moraes Antunes. Todos os formandos receberão certificados e um DVD sobre turismo na cidade.

Divididos em turmas, esses guardas receberam treinamento na Academia da GM-Rio, com aulas, debates, discussões, dinâmicas de grupo, dentro de disciplinas como Arquitetura, Sistema Turístico, História, Arte e Cultura e Gastronomia. Houve também visita guiada a pontos onde vão ocorrer etapas dos jogos Pan-Americanos, como o Estádio do Maracanã e o Estádio João Havelange, em construção pela Prefeitura no bairro de Engenho de Dentro.

Além de capacitar ainda mais os guardas, o curso promoveu conhecimentos básicos sobre a oferta turística da cidade, integrando o guarda à atividade e fortalecendo a imagem do Rio de Janeiro.

Participaram do curso guardas que atuam nos grupamentos especiais de Apoio ao Turista, Especial de Praia, Trânsito, Cães de Guarda, Ronda Escolar, Tático Móvel e de Ações Especiais, e os que são lotados em unidades próximas a áreas turísticas e a complexos esportivos que receberão provas do Pan, como 2ª (Zona Sul), 4ª (Barra da Tijuca), 5ª(Bangu), 11ª (Aterro do Flamengo), 13ª (Campo Grande), 14ª (Santa Cruz) e 15ª (Engenho de Dentro) inspetorias da Guarda Municipal, além do Centro de Controle Operacional.