Seu browser não suporta JavaScript!

12/06/2012 | Portal do PSDB na Câmara

Presidente da Caixa é chamado a esclarecer episódio do Bolsa Família na Comissão de Segurança

Por Artur Filho

Aprovado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado requerimento do deputado Otavio Leite (RJ) convidando o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Fontes Hereda, para prestar esclarecimentos sobre a antecipação do pagamento do benefício do Programa Bolsa Família, que provocou tumulto em vários estados no mês passado.

O tucano, que é presidente do colegiado, disse que o episódio está repleto de mistério e suspeitas, por isso precisa ser explicado pelo governo. “De repente milhares de brasileiros correram aos caixas eletrônicos para tirar o benefício com o temor de que o programa iria acabar. Em seguida vem um ministro e insinua que foi especulação da oposição. Ao mesmo tempo, a Caixa entra em contradições profundas. Alguém tem que esclarecer isso para a sociedade”, afirmou. Foram feitos 900 mil saques, totalizando R$ 152 milhões em saques do Bolsa Família, segundo dados da CEF.

Foi aprovado também na Comissão de Segurança requerimento de Otavio Leite convidando novamente os empresários da KL Construções, Rubens Amaral, da RCA Assessoria, Daniel Nolasco, e da Terra Nova Engenharia, Jeziel Nunes, responsáveis pela construção de residências do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O convite é para que eles expliquem as acusações de irregularidades denunciadas pela imprensa.

“Infelizmente nós não podemos convocar essas pessoas. A Câmara só pode convocar ministros. No entanto, ao aprovarmos um requerimento e elaborarmos um convite, damos a oportunidade para essas pessoas se manifestarem”, ressaltou.

Leite informa ainda que foram convidados representantes das empresas Artifício, Setorial, Sigma, Marqueplan, DJC/Naja Engenharia, LL Engenharia e o escritório de advocacia Trajano Silva para que prestem esclarecimentos sobre as denúncias no programa habitacional.