Seu browser não suporta JavaScript!

06/03/2014 | Agência Câmara

Procurador do Banco Central fala na terça sobre ação contra clubes de futebol

O procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira, fala na próxima terça-feira (11), às 14h30, à comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto que cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte).

Os deputados Romário (PSB-RJ), Otavio Leite (PSDB-RJ) e Vicente Cândido (PT-SP) apresentaram requerimento convidando o presidente do BC, Alexandre Tombini, mas o banco indicou o procurador-geral para participar da audiência em seu lugar.

O convite surgiu a partir de notícia, publicada em fevereiro pelo jornal O Estado de São Paulo, de que o Banco Central acionou a Justiça para cobrar R$ 39,8 bilhões em multas de empresas e clubes de futebol.

Ainda não foi definido o local do evento.

Proforte

A proposta original do Proforte (PL 6753/13), apresentada pelo deputado Renan Filho (PMDB-AL), abre a possibilidade de que 90% das dívidas dos clubes esportivos com a União – a maior parte relativa a débitos com o INSS e a Receita Federal – sejam pagas por meio da concessão de bolsas a atletas e de investimento em infraestrutura esportiva.

Nos debates da comissão especial surgiram também propostas de criação de uma nova loteria, que teria sua arrecadação destinada ao saneamento financeiro dos clubes e à capitalização de um fundo para a formação de novos atletas.