Seu browser não suporta JavaScript!

17/07/2005 | Ascom Dep. Otavio Leite

Programa para hospedagem de turistas durante Pan 2007

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (CO-Rio) definiram que moradores de todo o Rio poderão se cadastrar no programa para hospedagem de turistas durante Pan 2007. Entretanto, será dada prioridade aos imóveis localizados nos bairros mais próximos às áreas de competição, como Barra, Recreio e Jacarepaguá, além de Zona Sul e Grande Méier. Mas, sem quartos de hotéis suficientes para abrigar os dois milhões de visitantes esperados para os 16 dias do evento, o governo está aberto a diferentes opções.

- Será adotado o sistema cama e café - alternativa comum em vários países - que prevê a hospedagem de turistas em casa de família, engordando o orçamento doméstico. No caso carioca, o serviço poderá representar um ganho, na média, de US$ 50 (R$ 125), a diária de casal.O valor vai variar de acordo com o conforto oferecido (entre os parâmetros, ar-condicionado e banheiro exclusivo). Uma tabela por faixa e valores será divulgada futuramente pela prefeitura - diz Otavio Leite

O monitoramento desses dados também será feito pela internet. E, no cadastro, entrarão informações sobre o imóvel e as aptidões do anfitrião, se ele fala inglês ou espanhol e se receberia crianças, por exemplo. Além disso, queremos incluir no programa fotos dos imóveis. Por outro lado, o anfitrião também terá uma ficha corrida de seu hóspede. A idéia, inclusive, é de firmar um convênio com a Secretaria de Segurança do Estado. Desta forma, os dados passariam pelo crivo da Polícia Civil, no caso dos brasileiros, e da Polícia Federal, dos estrangeiros.