Seu browser não suporta JavaScript!

29/04/2013 | Portal do PSDB na Câmara

Projeto determina que empresas instalem bloqueadores de celular em presídios

Projeto de Otavio Leite determina que empresas instalem bloqueadores de celular em presídios

Por Artur Filho

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, Otavio Leite (RJ), apresentou um projeto de lei que obriga as operadoras de telecomunicações a instalarem bloqueadores de celulares nos presídios brasileiros. A proposta também estabelece que as empresas de telefonia façam a manutenção, troca e atualização tecnológica dos equipamentos.

De acordo com o deputado, a medida se tornará uma ação fundamental para o combate ao crime. “Atualmente, diversas operações criminosas são coordenadas a partir de estabelecimentos penais, nos quais os líderes das facções criminosas comandam as operações com o uso de equipamentos de comunicação, como telefones celulares, aparelhos de rádio ou até mesmo acesso à internet”, pontuou.

Segundo o tucano, impedir a entrada desses equipamentos nos presídios tem se revelado uma tarefa difícil por conta do pequeno tamanho do chip, além da questão do controle de visitas de familiares, advogados e eventual corrupção de agentes prisionais. Leite disse ainda que a instalação desses bloqueadores vai limitar ou impedir esse tipo de comunicação.