Seu browser não suporta JavaScript!

23/08/2012 | Portal R7

Propaganda eleitoral na TV e no rádio começa com a apresentação do candidato Otavio Leite

Sob as bênçãos de padrinhos políticos, candidatos a prefeito do Rio estreiam propaganda eleitoral na TV

Sob as bênçãos de seus padrinhos políticos, os candidatos a prefeito do Rio abriram o primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita na TV nesta quarta-feira (22). Encabeçado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o time completo dos tucanos deram as boas-vindas para Otavio Leite (PSDB). Lula (PT) garantiu o apoio “presidenciável” ao prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB). Aspásia Camargo (PV) pegou carona em imagens de campanhas antigas de Fernando Gabeira e da ex-ministra Marina Silva. O cantor e compositor Chico Buarque fez elogios a Marcelo Freixo (PSol).

O programa eleitoral começou com a apresentação do deputado federal Otavio Leite. A ficha-limpa do parlamentar serviu de cartaz para conquistar os eleitores. Caciques do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o governador de Minas, Aécio Neves, assinaram embaixo. O ex-governador Marcelo Alencar, A mulher e o filho de Otavio Leite também bateram ponto no programa do tucano.

Mesmo sem o apoio formal de Fernando Gabeira e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, Aspásia Camargo, do PV, aproveitou imagens de campanhas antigas dos políticos para rechear o seu discurso em frente às câmeras. O programa do candidato Marcelo Freixo (PSol) contou com a participação de Chico Buarque, que não poupou elogios ao deputado estadual.

Dono do maior tempo de exposição na TV (16 minutos e 17 segundos), o prefeito Eduardo Paes, que tenta a reeleição pelo PMDB, contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enalteceu o primeiro mandato do candidato.

Já os candidatos Fernando Siqueira (PPL), Antonio Carlos Silva (PCO) e Cyro Garcia (PSTU) ancoraram seus discurso em propostas voltadadas para a classe trabalhadora.

Nesse primeiro dia de propaganda, apenas o candidato Otavio Leite usou o recurso da Libras (Língua Brasileira de Sinais), além da legenda, para se apresentar no ar. O vice na chapa do tucano é o advogado Geraldo Nogueira, que é cadeirante e atua na luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

A propaganda dos candidatos a prefeito será sempre veiculada às segundas, quartas e sextas, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já o programa eleitoral dos vereadores será exibido às terças, quintas e sábados.