Seu browser não suporta JavaScript!

09/06/2012 | Jornal O Globo on line

PSDB dá a largada neste domingo a convenções no Rio

Por Cássio Bruno

RIO - A corrida pela prefeitura do Rio terá início oficialmente neste domingo com a convenção do PSDB que confirmará o deputado federal Otavio Leite como candidato. O evento ocorrerá entre 10h e 14h, na sede do Cordão do Bola Preta, na Lapa. Na segunda-feira, na Câmara dos Vereadores, às 11h, é a vez do PSOL apresentar a candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo. O PMDB marcou para o dia 23 a aprovação da chapa do atual prefeito Eduardo Paes, que tentará a reeleição. Já o DEM programou fechar a aliança do deputado federal Rodrigo Maia no dia 25. O PV, da deputada estadual Aspásia Camargo, ainda não decidiu quando será a convenção. As candidaturas de vereadores destes partidos e de aliados também serão definidas nos eventos.

No encontro do PSDB, as principais figuras da cúpula nacional, como Geraldo Alckmin, Aécio Neves e José Serra aparecerão em vídeos com depoimentos em favor de Otavio Leite. O presidente do partido, Sérgio Guerra, e o senador Álvaro Dias devem comparecer. Leite, porém, não vai anunciar quem será o seu vice.

— Tenho até o dia 30 deste mês para apresentar o vice — disse o deputado, que, por enquanto, não fez aliança com nenhum outro partido.

Ao lado do músico Marcelo Yuka, pré-candidato a vice, Freixo será confirmado na disputa municipal. O ator Wagner Moura fará a leitura de mensagens de apoio enviadas por Chico Buarque , Caetano Veloso, Frei Betto e Leonardo Boff. A festa principal será realizada em 6 de julho, no primeiro dia da campanha eleitoral, a local a ser definido, com a participação de artistas.

— Os próximos quatro anos de governo vão direcionar o Rio para os próximos 30 anos. É importante que esta disputa tenha segundo turno para nós debatermos temas da cidade — disse o deputado.

Paes não deve participar de evento do PMDB

Com uma confortável aliança formada até agora por 16 partidos, o PMDB dará o pontapé inicial para a campanha sem muita pompa, segundo o presidente municipal do partido, Carlos Alberto Muniz, atual vice-prefeito. A convenção será a partir das 11h, na sede do PMDB, no Centro. A presença do prefeito Eduardo Paes foi confirmada.

— Eu vou conduzir o encontro. Vamos aprovar a chapa majoritária, a coligação com o PT, que indicou o vereador Adilson Pires para ser o vice, além da chapa de vereadores — adianta Muniz.

Ele afirma, contudo, que o PMDB realizará um evento maior, em julho, cuja data e local ainda vão ser escolhidos. Deste encontro, Paes e o governador Sérgio Cabral vão participar. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula serão convidados.

Procurado pelo GLOBO, Paes disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não fala sobre eleições.

Rodrigo Maia escolheu a Zona Oeste para a convenção do DEM: a West Show, em Campo Grande, entre 13h e 17h. Coligado com o PR, Maia terá as presenças de seu pai, o ex-prefeito Cesar Maia, e do deputado federal Anthony Garotinho, ex-governador. A vice na chapa é a filha de Garotinho, a deputada estadual Clarissa Garotinho.

— Ainda não tenho o discurso pronto, mas o tom será sobre a nossa estratégia de campanha — conta Rodrigo.

Aspásia Camargo diz que a convenção do PV ocorrerá entre os próximos dias 22 e 24, mas ainda não fechou uma data e nem local. Assim como Otavio Leite, a deputada não fez aliança e não decidiu quem será o vice.

— Não tem como fazer composição. Nenhum outro partido está pensando em sustentabilidade — ressalta ela.

Agenda das convenções

OTÁVIO LEITE (PSDB): Domingo, 10/06, entre 10h e 14h, na sede do Cordão do Bola Preta, na Lapa.

MARCELO FREIXO (PSOL): Segunda-feira, 11/06, às 11h, na Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.

EDUARDO PAES (PMDB): Dia 23, a partir das 11h, na sede do PMDB, no Centro.

RODRIGO MAIA (DEM): Dia 25, entre 13h e 17h, no West Show, em Campo Grande.

ASPÁSIA CAMARGO (PV): Ainda não decidiu o dia e nem o local.