Seu browser não suporta JavaScript!

29/02/2012 | Jornal O Globo

PSDB confirma Otavio Leite como candidato à prefeitura do Rio

Brasília - O PSDB confirmou, em reunião da Executiva Nacional nesta quarta-feira, que o deputado federal Otavio Leite será o candidato do partido na disputa pela prefeitura do Rio. A própria vereadora Andrea Gouvêa Vieira, que disputava com o parlamentar a indicação da sigla, já havia jogado a toalha depois que o secretário-geral da legenda, Rodrigo de Castro, apresentou relatório em favor da candidatura de Otavio. Segundo o deputado Alfredo Kaefer (PR), a decisão foi unânime.

Vencida a disputa interna, Otavio corre atrás de partidos para formar aliança, embora os principais partidos já tenham decidido os rumos que tomarão na capital durante a eleição de outubro. O DEM, aliado do PSDB em plano nacional, tem com pré-candidato o deputado federal Rodrigo Maia. O PV, apoiado pelos tucanos nas eleições em que Fernando Gabeira tentou a prefeitura e o governo do estado, caminha para lançar a deputada estadual Aspásia Camargo. Os outros adversários de Otavio serão: Marcelo Freixo (PSOL) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), que disputa a reeleição.

- Eu, agora com a chancela oficial, prosseguirei as negociações para alianças e iniciarei um processo de construção do programa de governo - afirmou Otavio.

Agora pré-candidato, o parlamentar disse acreditar que a entrada do ex-governador José Serra na disputa pela prefeitura de São Paulo ajuda em sua campanha no Rio:

- Esta nacionalização que já se projeta na eleição em São Paulo também terá efeito no Rio de Janeiro porque o PT está na chapa do Paes.

A chapa do peemedebista conta com outros 15 partidos, incluindo o PT, partido que indicou como vice o vereador Adilson Pires. A última legenda a aderir ao amplo leque de alianças do prefeito foi o PPS, que nas últimas eleições sempre havia ficado no lado oposto ao dos peemedebistas.

Na reunião também se tratou da eleição paulista, e Serra foi muito elogiado.

- O PSDB está com uma dívida com Serra porque ele atendeu o partido no momento que o partido precisou – disse o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Com a entrada de Serra na disputa, por 10 votos a 8, a Executiva municipal de São Paulo mudou na terça-feira a data inicialmente marcada para o próximo domingo para as prévias do partido, para o dia 25.

Legenda da foto: O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, o pré-candidato tucano à prefeitura do Rio, Otavio Leite, e secretário-geral do partido, deputado federal Rodrigo de Castro

Crédito da foto: George Gianni / Divulgação PSDB