Seu browser não suporta JavaScript!

18/11/2009 | Jornal O Dia

PSDB decide por candidatura própria

Por Ricardo Villa Verde

Riio - O PSDB do Rio já definiu que terá candidatura própria ao governo estadual em 2010. Na próxima terça-feira, a Executiva Regional tucana se reúne e o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, que vinha sendo apontado como pré-candidato, vai propor o nome da vereadora carioca Andrea Gouvêa Vieira para a vaga.

Como o ‘Informe do Dia’ noticiou ontem, Zito já sugeriu o nome de Andrea ao presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Os dois se reuniram segunda-feira e Zito deixou claro que não vai deixar a prefeitura para concorrer. “Andrea está crescendo politicamente. Pode ser a grande novidade da política estadual”, explica Zito.

A vereadora disse que ficou surpresa com a indicação. Ela garantiu que não foi avisada da decisão de Zito e que vai “aguardar os acontecimentos”. “Meu objetivo era coligar com o Gabeira (Fernando Gabeira, do PV) e eleger o Serra (governador de São Paulo) presidente. Mas a coligação com o Gabeira ficou inviável por causa da candidatura de Marina Silva. Sem Gabeira, meu objetivo é eleger o Serra e se isso (a candidatura) estiver incluído, posso pensar”, disse a vereadora. Ela afirmou, porém, que gostaria “muito” é de ser prefeita do Rio.

Segundo o deputado estadual Luiz Paulo, presidente municipal do PSDB, os tucanos vão decidir o nome do candidato até o fim do ano. “O PSDB terá candidatura própria. À medida que Zito definiu não ser candidato, vamos para um plano B”, disse Luiz Paulo. Além de Andrea, também são apontados como pré- candidatos os deputados federais Otavio Leite e Marcelo Itagiba, que se filiou recentemente ao PSDB.