Seu browser não suporta JavaScript!

19/02/2008 | Jornal O Dia

PSDB, PV e PPS fazem frente no Rio e deputado surge como alternativa

PSDB, PPS e PV decidiram formar frente para disputar as eleições municipais do Rio, e o nome do deputado federal Fernando Gabeira (PV) vem surgindo como uma opção que uniria as três legendas, apesar de nenhum pré-candidato ter desistido.

Em reunião ontem entre os principais caciques dos três partidos, ficou decidido que será produzido um programa de governo comum, com ênfase nos problemas sociais, no desenvolvimento econômico e no combate à desordem urbana. Três pré-candidatos do PSDB, em cuja sede aconteceu a reunião, compareceram. O deputado federal Otavio Leite, o estadual Luiz Paulo e a vereadora Andrea Gouvêa Vieira defenderam mudança em relação à linha política do prefeito Cesar Maia. Pelo PV, além de Gabeira, estava presente o ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Alfredo Sirkis, que propôs deixar a candidatura a favor do colega de partido.

Gabeira negou ser candidato, mas foi um dos principais articuladores da frente. ´Precisamos avançar no programa e fazer com que esse movimento deslanche na sociedade antes de falar em nomes´, declarou o deputado. ´Temos que ser alternativa entre o continuísmo e o populismo religioso´, acrescentou Gabeira, cuja hesitação é o maior obstáculo para o apoio de PPS e PSDB.

Foi sentida a ausência da ex-deputada Denise Frossard (PPS). O presidente do diretório municipal do partido, Roberto Percinoto, disse que mantém o nome da juíza para suceder Cesar, mas abriu possibilidade de apoiar membro de outra legenda. ´O candidato precisará encarnar essa vontade de mudança´, explicou.

O economista André Urani vai trabalhar no programa. Os três partidos querem se inspirar no exemplo de cidades que se revitalizaram, como Nova Iorque, Barcelona e Medelin.

Em outra reunião, o PSDB decidiu livrar de punição o deputado estadual Pedro Paulo e os vereadores Luiz Guaraná, Luiz Carlos Ramos e Patrícia Amorim, que quase acompanharam Eduardo Paes na saída do partido.