Seu browser não suporta JavaScript!

05/05/2013 | Jornal Folha de São Paulo online

PSDB faz convenção e busca nome para disputar o governo do Rio

Por Marco Antônio Martins

Em meio a especulações de possíveis candidatos do partido ao governo do Rio, o PSDB realizou neste domingo (5) as convenções municipal e estadual para definir a direção do partido no Rio.

Os encontros na Câmara de Vereadores confirmaram o deputado federal Otavio Leite para a presidência do diretório municipal e o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha para a executiva estadual.

Ainda falta definir o nome que irá concorrer ao governo do Estado no próximo ano. Os tucanos esperam definir o candidato até setembro.

A partir do dia 19, o senador Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República, em 2014, também se dedicará à escolha de um nome. É quando ele assume o partido.

"O partido considera esse o plano A, o quadro ideal: ter um candidato ao governo do Rio. Se não encontrarmos um nome vamos pensar o que pode ser melhor para o partido", afirmou o deputado federal Otavio Leite.

O perfil já está definido pelos tucanos: jovem, sem filiação política anterior e alinhado com as ideias do partido.

Nomes como o do treinador Bernardinho e o do apresentador Luciano Huck foram cogitados. Bernardinho chegou a ser convidado mas não aceitou concorrer ao governo do Rio.

A busca de um nome que representaria uma terceira via, simpática ao eleitor no Rio, na disputa se apoia nas votações expressivas obtidas no Estado nas eleições presidenciais de 2006 com a então senadora

Heloísa Helena e, em 2010, com Marina Silva.

Legenda da foto: Otavio Leite discursa após ser reconduzido ao cargo de presidente do diretório municipal. Foto: Jorge Pulmão

P.s.: Esta foto não compõe originalmente a matéria da Folha de São Paulo