Seu browser não suporta JavaScript!

09/11/2010 | Abril.com

PSDB pede ao TCU auditoria especial no MEC, Inep e contratos do Enem

O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União realização de auditoria especial no Ministério da Educação (MEC) e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na tarde desta terça-feira (9), devido aos problemas que marcaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leite pediu ainda auditoria nos contratos entre o governo federal e as empresas responsáveis pela impressão dos cartões-reposta e nos procedimentos de controle dos gastos públicos. “Quem gasta R$ 140 milhões na aplicação do Exame Nacional, aqui para nós, não tem o direito de errar”, diz comunicado divulgado na página do deputado na internet.

O documento começa citando o vazamento das provas e mesmo o alto índice de abstenção em 2009, diz que o exame teve falhas de planejamento por ser muito longo, e vai até o novo vazamento de dados dos candidatos deste ano, críticas feitas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as decisões da Justiça do Ceará, que determinou a proibição do gabarito da prova nesta terça.

De acordo com a nota, “urge... que novas medidas sejam tomadas no sentido de resolver e esclarecer à sociedade - perplexa com todos esses acontecimentos”, para que “os princípios constitucionais de legalidade, economicidade, transparência e moralidade pública sejam preservados”.

Cerca de 21 mil cadernos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões que integraram as provas corretas. A estimativa inicial é que a falha teria atingido dois mil candidatos, já que havia uma reserva de material superior a esse número.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o erro foi localizado em um lote de 21 mil provas, mas havia cerca de 370 mil cadernos sobressalentes que poderiam ser trocados pelos fiscais no momento em que o candidato percebeu o erro.

Leia a íntegra do documento em: http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?enem-2010-otavio-leite-pede-auditoria-ao-tcu-4626.