Seu browser não suporta JavaScript!

13/05/2003 | Jornal O Globo

Publicidade de hotel contrapõe boa vida em Búzios a ônibus incendiados no Rio

De um lado, a foto de um casal relaxando ao sol na Praia da Ferradura, em Búzios. Do outro, o flagrante de dois ônibus em chamas no Rio de Janeiro em mais um ataque do crime organizado. Ligando os dois extremos, a frase: ´A escolha é sua´. O anúncio, que exalta as belezas do balneário puxando o tapete do Rio, foi publicado esta semana nos jornais e a ironia infeliz causou mal-estar.

O deputado Otavio Leite (PSDB), da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa, ficou indignado e fez uma representação na Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Dezenas de e-mails chegaram ao Hotel Ferradura. De cariocas revoltados.

A propaganda feita pelo hotel, um resort, foi de péssimo gosto, na opinião do deputado Otavio Leite.

- É inaceitável, oportunista, masoquiista e autofágico - repetia, inconformado, o parlamentar. - Num segundo momento, dependendo das explicações, é caso até de o município entrar com uma ação por danos morais contra os responsáveis pelo anúncio.

Apesar da polêmica, a diretora do Departamento de Marketing do hotel, Angélica Tonemberg, que disse ser a autora da idéia, defendeu a campanha:

- Nós só mostramos a realidade das duas cidades. Tenho casa no Rio, onde já fui assaltada dez vezes. Há oito meses, estava de carro com meus dois filhos na Avenida Epitácio Pessoa, num sinal, quando dois bandidos armados tentaram me atacar.

Só não conseguiram porque meu carro é blindado. Em Búzios, também há crimes, mas não dá para comparar - disse, alegando que teve reservas acima do esperado para o feriadão.

O secretário municipal de Turismo do Rio, Rubem Medina, vai se queixar com o prefeito de Búzios, Mirinho Braga.Isto é uma forma burra e antiética de promoção.