Seu browser não suporta JavaScript!

31/12/2005 | Jornal O Globo

Quantidade de fogos não passa de 24t

O técnico italiano Giancarllo Zanotto, da News Fireworks do Brasil, desfez ontem um mito sobre a quantidade de fogos que costuma ser detonada no réveillon de Copacabana. Segundo ele, um dos responsáveis pelo show pirotécnico, não é verdadeira a informação de que este ano, a exemplo de anos anteriores, seriam usadas até 150 toneladas de explosivos.

— Para detonarmos essa quantidade de explosivos seriam necessárias pelo menos 70 balsas (serão dispostas oito ao longo da Praia de Copacabana). Usaremos 24 toneladas de fogos. Acontece que, na preparação das balsas, temos que empregar materiais que pesam mais. Para escorar os tubos dos fogos, por exemplo, usaremos quatro mil sacos de areia de 20 quilos cada (num total de 80 toneladas). Não é a quantidade que garante a qualidade do show, mas a potência dos fogos — esclareceu Giancarllo.

Independentemente do peso das bombas de Copacabana, o prefeito em exercício, Otavio Leite, pretende solicitar a inscrição da festa no “Guiness Book”, o livro dos recordes mundiais.

— Sem dúvida, esta é a maior queima em quantidade de fogos em balsas do mundo — afirma.

Bancada inteiramente pela prefeitura, a queima de fogos da noite de hoje está orçada em R$1,9 milhão.