Seu browser não suporta JavaScript!

22/02/2011 | Jornal Brasilturis

Reivindicações apresentadas ao Ministro na reunião da Câmara Empresarial

Por Antonio Euryco

BRASILIA – O ministro do Turismo, Pedro Novais, teve hoje para valer, o seu primeiro encontro com os principais setores do trade durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizada na sede da CNC, quando ouviu reinvindicações e necessidades maiores das 23 entidades integradas ao órgão e que representam boa parcela do empresariado turístico nacional.

Recepcionado pela direção da CNC, recebeu do seu presidente, Antonio Oliveira Santos, um documento consolidado com as principais propostas consideradas essenciais para um maior e melhor desenvolvimento do turismo brasileiro. O trabalho é resultado de uma pesquisa feita pela equipe de planejamento que destacou prioridades a serem incrementadas pelo setor público oficial e também para apoio junto à iniciativa privada.

Para Alexandre Sampaio, coordenador da Câmara, o resultado da reunião foi dos mais efetivos. “Foi uma oportunidade e tanto pois cada uma das entidades presentes teve a oportunidade para expor suas principais demandas. De forma efetiva, o ministro também mostrou as principais planilhas da pasta e o sentido atuante que o Mtur pretende.”

Para outros presentes ao encontro – e lá estavam ABIH, FOHB, Abeta, Abla, Abetar, Abraccef, Abremar, Adibra, Anttur, Bito, Confederação Brasileira dos Conventions Bureau, Abottc, Federação Nacional dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Senac e Sebrae – foi uma reunião ao estilo do Conselho Nacional do Turismo, porém, muito mais prática e indutora ao diálogo com as autoridades do governo

Novais não levou grandes novidades para o encontro, além do discurso recorrente dos quesitos habituais de Copa, Olimpíadas, desenvolvimento do setor, prioridades estabelecidas do Plano Nacional e outros já conhecidos. Como principal notícia, anunciou que nos próximos dias, entre 15 a 20, deverá ser expedida a portaria que estabelece normas para a classificação hoteleira, segundo o ministro “um assunto que consta das nossas maiores preocupações diárias na atualidade”.

O ministro esteve acompanhado de Bel Mesquita, a nova secretaria nacional de políticas do turismo que realizou sua primeira incursão diretamente com lideranças do setor, mostrando enorme disposição para um trabalho conjunto.

Depois da reunião, houve almoço oferecido pela direção da casa aos participantes e convidados. O ministro Pedro Novais não ficou, justificando uma agenda cheia à sua espera, ele que deverá estar em São Paulo neste meio de semana, com o Workshop da CVC e a reunião do Fornatur na pauta. Na confraternização entre os representantes das entidades ligadas ao setor, também a presença de parlamentares ligados ao turismo, como os deputados Otavio Leite, Simão Sessim e Afonso Hamm, e a senadora Lídice da Mata. Destaque para o novo parlamentar Sávio Neves, que durante o encontro representou o setor da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais.