Seu browser não suporta JavaScript!

31/03/2005 | O Estado de São Paulo

Rio cria pacote para atrair paulistas nos fins de semana

A prefeitura do Rio está em fase final de negociação com a Varig e com a rede hoteleira da cidade para a implantação de um programa de incentivos à vinda de turistas paulistas nos fins de semana. A idéia é que o preço da passagem aérea e da hospedagem seja reduzido em 50%.

Segundo o vice-prefeito, Otavio Leite, o mesmo deverá ser feito em São Paulo para estimular a ida dos cariocas. ´Vamos oferecer preços muito baratos por um fim de semana inesquecível. A passagem sairá quase de graça´, disse Leite.

O objetivo é aumentar a taxa de ocupação nos hotéis mesmo fora da alta temporada e de feriados prolongados. Haverá opções para todos os bolsos: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), 60 hotéis, de três, quatro e cinco estrelas já fecharam participação no programa.

Cidades se completam

A prefeitura, a Abih e a Varig estão negociando uma parceria com a administradora de cartões de crédito Visa para que os custos possam ser parcelados e sem a cobrança de juros. O projeto deverá sair do papel dentro de um mês, estima o vice-prefeito.

De acordo com o presidente da Abih, Alfredo Lopes, os turistas paulistas, da capital e do interior, são fundamentais para o turismo do Rio: correspondem a 70% do total de visitantes que passam os feriadões na cidade.

Pelo pacote, o visitante chegaria no sábado de manhã e voltaria no domingo à noite. Os organizadores acreditam que o que mais atrai os paulistas ao Rio são as praias e os demais pontos turísticos, enquanto os cariocas procuram em São Paulo as muitas opções culturais e gastronômicas. ´As cidades se complementam´, disse Otavio Leite.