Seu browser não suporta JavaScript!

25/10/2005 | Ascom Dep. Otavio Leite

Rio foi capital mundial do turismo durante sete dias

O Rio de Janeiro sediou durante uma semana , de 24 a 30/10, dois importantes eventos turísticos de repercussão internacional: o Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável (Destinations 2005), no Forte de Copacabana, e a Feira das Américas e Congresso da Abav, no Riocentro.

O vice-prefeito do Rio e coordenador de Turismo para o Pan Americano 2007, Otavio Leite, representante da cidade na abertura do Fórum, no Teatro Municipal, concluiu o objetivo do evento:

- O Rio enfatiza sua vocação como laboratório de discussão do turismo como força de combate à pobreza É um tema que nos desafia porque é preciso elaborar políticas públicas em parceria com a iniciativa privada para enfrentar o problema do desemprego - disse ele.

O Forte de Copacabana, palco das discussões e ações da segunda edição do Fórum, trouxe 4 mil representantes de 74 países, 12 nações a mais que em 2004, quando foi realizado em Salvador. O encontro reuniu pessoas e instituições que lutam pelo desenvolvimento do turismo, promovem a paz, o desenvolvimento econômico e social, a diversidade cultural e a preservação da biodiversidade.

O Rio foi escolhido como sede por ser o destino de cerca de 40% de todos os turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

Sérgio Foguel, presidente do Instituto de Hospitalidade, anunciou durante o cerimônia de abertura que, em 2006, Porto Alegre será a cidade-sede do terceira edição do Fórum e concluindo assim o triênio do Brasil como país organizador. A idéia é abrir oportunidades para que outros países se candidatem.