Seu browser não suporta JavaScript!

15/08/2010 | Site Serra 45

Serra 45: Museus, aprender é um prazer

Definição de 1956, conforme a Assembléia Geral do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Copenhagen,1972): “Um museu é uma instituição de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental".

Definição aprovada pela 20ª Assembléia Geral. (Barcelona, 2001): “Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”.

Interessante ver a palavra "deleite" na definição mais recente. De fato, um museu é um lugar para preservação da memória, da história, dos elementos formadores da identidade de um povo. Tem um papel importante na produção e difusão do conhecimento, na educação, no desenvolvimento da sociedade. Mas também é um lugar para o deleite, o prazer.

Ainda há quem tenha a idéia de que museu é um lugar chato. Todo museu, grande ou pequeno, antigo ou moderno, tem sua graça, seu valor, e as pessoas precisam ter a oportunidade de conhecê-los para descobrir quão interessantes podem ser. E os museus inaugurados ou revitalizados recentemente são muito atraentes para qualquer pessoa, seja qual for sua idade, sua escolaridade, seu interesse. Todos podem aprender, conhecer melhor a si mesmos, sua história, seu planeta. E podem, com seus pais, filhos e amigos, se divertir.

Em sua passagem pela prefeitura e pelo governo do estado, Serra investiu muito na reforma e revitalização de museus e também na criação de novos espaços. E, por meio de programas como o Cultura é Currículo, promoveu o desfrute desses espaços. E o prazer - de ver, ouvir, tocar e aprender.